Movimentos Artísticos – Rembrandt

Share

Luiza Torres – (2º semestre)

Um dos mais importantes pintores do Barroco europeu, Rembrandt nasceu na Holanda, em 1606. Foi um pintor, gravador e desenhista de família humilde, o quinto filho de um dono de um moinho à beira do rio Reno. Iniciou seus estudos na Escola Latina de Leyden. Foi matriculado na Universidade de Leyden, onde estudou durante nove meses, pois gostava de pintar e ingressou no atelier de pintura, que o ensinou técnicas de tintas e desenhos.  A importância de sua pintura foi reconhecida apenas depois do século XIX.

Em 1623 foi para Amsterdam, estudar, cinco anos depois voltou para Leyden e instalou seu próprio atelier, com seu amigo e também pintor Jan Lievens, onde recebiam várias encomendas particulares.

Em 1631, após a morte de seu pai, se instalou em Amsterdam. no ano seguinte já era um pintor famoso, um dos mais caros da cidade. Retratava os ricos e bem sucedidos burgueses, devido a moda enfeitar as paredes com o próprio retrato. Nesse ano também produziu seus quadros mais famosos: A Lição de Anatomia do Doutor Tulp (1632).

Em 1639 comprou uma casa em Amsterdam para transformar em um centro de reunião social e em um museu de objetos raros, móveis antigos e louças valiosas.

Depois de ser desvalorizado, em 1660, foi procurado para transformar em pintura A Conspiração de Claudius Civilis, no entanto, quando a obra ficou pronta, foi um choque para os burgueses. A obra foi devolvida, mas o artista se recusou a modificar e colocou fogo no quadro, mas se arrependendo a tempo de salvar a cena central (que se encontra exposta no museu de Estocolmo).

Após a morte de sua companheira e de seu filho Tito, sozinho e na pobreza, Rembrandt viveu apenas mais um ano.