Movimentos Artísticos – Arte Pré-Colombiana

Share

Leonardo Domanico – 2º Semestre

Quando se trata do pré-colombiano, estamos nos referindo ao período histórico do continente americano antes da chegada de Cristóvão Colombo à América que foi em 1492. Nesse sentido, nos referimos, principalmente, aos povos Maias, Incas e Astecas.

Espalhadas pela região mesoamericana (México, Nicarágua, Guatemala, Costa Rica, Panamá e Honduras), além do Peru, Equador, Bolívia, Chile, Argentina e Colômbia, estas três importantes civilizações foram as grandes responsáveis por dar à arte pré-colombiana seus formatos bastante característicos e o caráter influenciador até hoje presente em símbolos históricos distribuídos pelos museus e construções destes países.

A arte pré-colombiana asteca é conhecida pelas obras feitas em ilhas artificiais e por suas representações plásticas baseadas na iconografia, sempre com motivos relacionados à guerra, vinda daí a criação de esculturas macabras, como as estátuas de crânios humanos. Trabalhos manuais com pedras preciosas, tecidos coloridos, pinturas em muros e miniaturas também são exemplos de cultura asteca.

Ela é caracterizada pelo uso das cores fortes e pela forte retratação de cenas e situações do dia a dia das pessoas, os astecas costumavam fazer essas pinturas nas paredes de pirâmides, templos e nos túmulos. O povo Asteca também é conhecido por construir pirâmides e templos.

Já os incas têm sua arte pré-colombiana baseada em projetos arquitetônicos funcionais e cheios de simplicidade, com especial atenção aos poucos objetos decorativos; somente ouro e prata em portas, muros e adornos litúrgicos. As plantas de suas construções são em formato xadrez ou oval, sendo as obras feitas por meio do encaixe de pedras. Os trabalhos em cerâmica incas também levam linhas geométricas e muita cor.

Temas religiosos também são o foco dos Incas e tendo um destaque nos mantos pintados com muitas cores e figuras geométricas. As esculturas caracterizadas pelos vasos de cerâmicas decorados também era um destaque inca.

A arte maia, é marcada pelas pinturas com cores fortes. Como os maias tinham um sistema de escrita, muitas pinturas têm texto explicativo. Essas pinturas retratam deuses, mitos, cenas agrícolas e figuras importantes. Em termos de arquitetura, destacam-se na construção de templos e pirâmides.

Nestes edifícios, os artistas maias fizeram relevos para decorar o ambiente. O luxo é uma das principais características da arquitetura maia. -Na escultura, podemos destacar vasos decorativos de cerâmica, ídolos e máscaras funerárias.