Álbum da Copa vira mania entre jovens

Na Vila Mariana, álbum disputa espaço com as notícias. Foto: Marina Bianchi

Uma “febre” está tomando conta dos jovens na Vila Mariana. A frequência de estudantes a bancas de jornal do bairro aumentou desde o começo dessa semana. Isso aconteceu porque domingo, dia 6 de abril, foi iniciada a venda de figurinhas do álbum da Copa do Brasil 2014.

Ao lado de notícias sobre os 50 anos da ditadura militar no Brasil e do caso de propina envolvendo a Petrobras, está o álbum Fifa World Cup Brasil, da Editora Panini, razão do movimento nos postos de venda. O álbum tem ao todo 649 figurinhas de jogadores, escudos de times de futebol, patrocinadores e selos especiais. Nas bancas, o álbum está sendo vendido a R$ 5,90 e cada pacote com cinco figurinhas é negociado a R$ 1.

“Recebi 4 mil pacotes essa manhã, mas agora são 15 horas e já não tenho mais nenhum”, analisa Eli Silva, dono da Banca Charme, na esquina das ruas Rio Grande e França Pinto. O vendedor observa também que a maioria das pessoas compram, no mínimo, 50 pacotes, mas quando vão à banca com uma turma de amigos um influencia o outro e, normalmente, levam para casa mais do que foram dispostos a comprar.

Faturamento

Na esquina das ruas Gassipós e Tangará, fica a Banca Santos. José Ibiapina, o proprietário, afirma que o público que compra figurinhas é composto, normalmente, por jovens e universitários. Ele diz também que no começo das vendas as pessoas compram no mínimo 50 pacotes, mas com o passar do tempo vão diminuindo a quantidade. “A venda de figurinhas aumenta a frequência e normalmente dobra o faturamento da banca”, analisa.

Mania duradoura ou não, a venda dos álbuns está aquecendo o espírito dos jovens brasileiros para a Copa do Mundo no Brasil que acontece de 12 de junho a 13 de julho. O jogo de abertura deve acontecer no Itaquerão, em São Paulo.

Marina Bianchi (1° semestre)