Lollapalooza Brasil realiza 11ª edição

O festival deste ano ficou marcado pela chuva e a lama durante os três dias. Foto: Stella Lima

Texto e fotos: Marina Morais e Stella Lima – 1º semestre

A 11ª edição do Lollapalooza ocorreu durante os dias 22, 23 e 24 de março no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. O festival contou com a presença de diversos nomes renomados da música, como SZA, Blink-182, Sam Smith, Gilberto Gil e The Offspring. O evento, que era antes produzido pela companhia Time 4 Fun, mudou de produtora este ano e passou a ser responsabilidade da Live Nation Brasil, empresa também responsável por organizar o Rock in Rio e o The Town.

Apesar de ter recebido uma variedade de artistas, o festival sofreu com alguns cancelamentos, o que levou ao descontentamento de muitos fãs. Headliners como a banda Paramore e os cantores Jaden Smith, Dove Cameron e Rina Sawayama não estavam presentes.

Entretanto, mesmo com os quatro cancelamentos, o Lollapalooza foi palco de shows memoráveis e aclamados pelo público. Segundo um levantamento realizado pelo G1, as performances de maior destaque foram Kings of Leon, Gilberto Gil, Limp Bizkit e Phoenix. Ainda de acordo com o G1, a cantora estadunidense Solána, conhecida como SZA, encerrou o festival na noite de domingo e foi considerada a melhor apresentação do evento.

Lama, segurança e expectativas

Além de se destacar por conta de seu line up, o Lollapalooza se tornou tópico de discussões na internet devido a falhas em sua infraestrutura, tais como a formação de extensas poças de lama que obstruíram a passagem entre palcos. A produção do evento providenciou plataformas e tapumes para facilitar a circulação, mas apenas no último dia do evento.

A segurança do festival também foi um assunto bastante comentado pelo público. Na madrugada do último domingo, 24, a Polícia Militar de São Paulo divulgou que mais de 30 celulares teriam sido furtados durante o Lollapalooza.

Ao ser questionado sobre quais aspectos deixaram a desejar no festival, o estudante Lucas Neves, que esteve presente nos três dias, afirmou que a organização do evento não atendeu às suas expectativas: “Tive problemas no acesso com a minha pulseira, que não havia sido registrada por parte da Ticketmaster. Fiquei mais de 1 hora aguardando alguém liberar a minha entrada”, lamenta.

O estudante também elogiou o evento, principalmente em relação à estrutura dos banheiros, afirmando que “na maioria das vezes não tinha fila, estavam sempre limpos e não eram banheiros químicos”. Estas mudanças foram muito bem recebidas pelo público e tornaram a experiência mais tranquila.

Após o encerramento do festival, a produtora Live Nation Brasil anunciou as datas para a edição 2025, que ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de março. Segundo a estudante Helena Yasmin, que esteve presente nas duas últimas edições do Lollapalooza, o evento contribui para dar “maior visibilidade para o Brasil, tanto para artistas, quanto para públicos internacionais, além de promover um espaço de lazer e cultura”.