Texto e foto: Cecília Lóssio e Maria Travalin – 1º semestre
O projeto Semana Cultural: 470 anos de São Paulo começou hoje (26) na ESPM-SP e foi promovido pelo Centro (CA) e Diretório Acadêmico (DA) da instituição. O evento tem como objetivo apresentar tradições e partes da cultura de São Paulo, comemorando os 470 anos da cidade.
O primeiro palestrante foi o empresário Manoel Poladian, figura influente no mundo da música e gestão de espetáculos no Brasil. Fundador da Poladian Produções Artísticas, Manoel falou sobre sua jornada no show business brasileiro e a importância que a cidade de São Paulo exerceu na cultura do país: “É o único estado que dá resultado e que atrai o público. Os shows marcaram a cidade no mapa [também] para o exterior”, relembra.
De fato, segundo dados do Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo (OTE), o Lollapalooza Brasil movimentou cerca de R$931,3 bilhões em 2023 e registrou a presença de 103.350 pessoas no festival, registrando um aumento de 46,6% em relação ao ano anterior. Em 2024, o número esperado de pessoas para o evento foi de 240 mil.
Poladian, contudo, relembrou que ainda tem obstáculos na indústria de eventos, responsabilizando o próprio governo: “No restante do país, faltam casas de shows e estádios mais civilizados. As leis [como a Lei Paulo Gustavo] não são democráticas, voltadas só para alguns setores”.
Manoel finalizou a conversa aconselhando aos que têm interesse na área de eventos: “nunca tenham medo de nada, apesar das adversidades, pois música é motivo de felicidade”.
Confira a programação da semana:
27/03
● 15h: Laura Schadeck, palestra “Crescimento como artista em SP” no Auditório Civita
● 16h: DJ LS, palestra “Sua trajetória como DJ em SP” no Auditório Civita
28/03
● 14h: Yasmin Hakim, palestra “O Por Trás da Dança” e aula de fit dance no Auditório Civita
● 16h30: DJ LMB, palestra “Criando Beats para o Público Paulistano” e workshop de remixagem no Auditório Civita
Serviço
Instagram CA: ogroca4d
Instagram DA: guerreiro_dagr