Evento de eletiva discute marketing de influência

O evento foi realizado no Auditório Philip Kotler, na ESPM-SP. Foto: Nicole Micheletti

texto: Sofia Florentino e Stella Lima – 1° semestre

Isabella Laste – 3° semestre

fotos: Nicole Micheletti – 1° semestre

A eletiva “Planejamento e Gestão de Marketing de Influência” da ESPM-SP promoveu um encontro entre a sócio-fundadora da agência de assessoria Index Taciana Veloso e a influenciadora digital Silvia Braz. O evento foi realizado no Auditório Philip Kotler da ESPM-SP às 17h40 da segunda-feira (11) e reuniu alunos dos campi de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre para discutir o trabalho de influenciadores nas mídias digitais e a migração de um hobby para um negócio.

Sob a mediação da professora Roberta Krause, responsável pela disciplina, a aula foi dividida em duas seções. Durante a primeira parte, Veloso apresentou uma introdução do assunto e compartilhou suas perspectivas sobre o universo dos influenciadores e os elementos que impulsionam essa indústria, destacando a relevância da star quality, que é a capacidade de ser autêntico e conhecer a si mesmo e seu público, e da creator economy no contexto atual, marcado pela co-criação.

A convidada também forneceu dados relacionados ao crescente número de influenciadores no Brasil que, atualmente, é maior que a quantidade de dentistas e engenheiros civis. “É interessante falar que o Brasil é o país mais digital do mundo. Acho que faz muito sentido que a gente se prepare para esse mercado que tem muito potencial para crescer”, afirmou a assessora. A profissão, que é almejada por milhares de indivíduos, move a creator economy, que serve para que criadores de conteúdo obtenham receitas com suas criações, e gera, em média, 18 mil reais por campanha, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo.

O restante do encontro contou com a participação da influenciadora digital Silvia Braz, que acumula cerca de 1.5 milhão de seguidores na rede social Instagram. A influenciadora incentivou os estudantes interessados na área digital a seguir essa carreira, destacando o novo suporte oferecido pelas universidades: “Quem dera ter faculdades que falassem sobre esse assunto, que dessem o mínimo de caminho que fosse quando eu comecei lá em 2010”, lembra-se.

A convidada também comentou sobre sua trajetória, desde sua formação no curso de Direito à criação do blog Maria Sophia, em 2010, que impulsionou sua carreira até o surgimento de outras plataformas digitais, para as quais migrou posteriormente. Silvia mencionou a relação das agências com as marcas que trabalha, ressaltando a importância de se associar somente àquelas que o indivíduo realmente consuma.

Maria Eduarda Ribeiro, estudante do 3° semestre de jornalismo, comenta que achou a aula uma ótima oportunidade para tomar mais conhecimento sobre a realidade dos influenciadores digitais, “principalmente pela presença da Silvia Braz, alguém com tanta experiência e prestígio no meio digital”, ressalta a aluna.

Desvendando a Creator Economy

Roberta Krause, professora responsável pela eletiva de “Planejamento e Gestão de Marketing de Influência”, explica que o objetivo da disciplina é promover um debate e uma reflexão sobre a relevância da creator economy, para a área de marketing e comunicação no Brasil e possibilitar entender as diversas áreas que atuam nesse mercado. “Nós temos expertise distintos e complementares, além de trazermos a perspectiva pelo viés de planejadores de comunicação. Então, são profissionais que atuam em agências, como gestores, planejando campanhas para suas marcas, quanto a perspectiva do influenciador que gera toda essa economia do criador de conteúdo”, completa Roberta.

A aula encerrou com dicas e sugestões de Silvia Braz para aqueles que almejam atuar na área do marketing digital. A influenciadora ressaltou que ter foco, disposição de trabalho, ânimo e fibra são diferenciais para se destacar no mercado: “Esse trabalho tem uma entrega muito grande e só vai crescer quem tiver isso”.