Entre os dias 3 e 6 de setembro de 2024, a cidade de Balneário Camboriú (SC) sediou um dos maiores eventos de comunicação do país: a Expocom Nacional, parte do congresso Intercom, que ocorreu na Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), o evento premiou os melhores trabalhos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação de diversas universidades do Brasil, e a ESPM foi um dos vencedores.
Na categoria Agência Júnior, o aluno-líder Felipe Dorini, da ESPM-SP, conquistou o prêmio com o projeto “Centro Experimental de Jornalismo: tecnologia, inovação e conexão”. O trabalho, orientado pelo professor Antônio Rocha Filho, destacou-se pela aplicação de tecnologia em produções jornalísticas, como a digitalização de uma revista e uma transmissão ao vivo de quase cinco horas.
Para Rocha Filho, a premiação é um reconhecimento do trabalho árduo desenvolvido ao longo do ano: “Acho que o importante para os alunos é você se aproximar do universo acadêmico de pesquisa, principalmente. O CEJor já ganhou três vezes esse prêmio nacional. É a segunda vez seguida, e é motivo de orgulho para a gente”, lembra o professor.
Já o aluno orientado, Felipe Dorini, expressou surpresa e orgulho com a conquista: “Eu não esperava. Com um ano e meio de curso, já participar de um congresso tão grande como esse, e ganhar o prêmio, foi muito importante”. Ele destacou também a importância da colaboração de toda a equipe do Centro Experimental de Jornalismo (CEJor) e o suporte do orientador.
Já na categoria Projeto de Assessoria de Imprensa, a aluna-líder Júlia Gomes Farias venceu com o trabalho “Plano de Assessoria de Imprensa para a Fundação Transformar”, orientado pela professora Francine Altheman. O projeto desenvolveu um plano estratégico para uma organização de Manaus, demonstrando a competência e dedicação da equipe envolvida.