Esteticistas priorizam cuidados com os detalhes para agradar a clientela
Compartilhar
Nos salões de beleza, a qualidade dos serviços é observada cautelosamente pelos clientes. Foto: Arquivo “A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orienta os paulistanos a avaliar bem o local escolhido e pede que todos fiquem atentos a procedimentos e cuidados mínimos”, informa o site da Subprefeitura da Vila Mariana sobre a atenção que os clientes devem ter na hora de escolher um centro estético.
“Isso é primordial para manter um estabelecimento hoje em dia: ter tudo legalizado. Aqui no salão, nós trabalhamos de acordo com as normas técnicas da Anvisa e não trabalhamos com material prejudicial à saúde”, diz Luisa Maibashi, dona do salão de beleza e estética L’espace, referindo-se às recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Segundo a empresária, apesar do grande movimento, os estudantes de universidades da região não são a maioria de seus clientes. Segundo Luisa, isso ocorre porque o salão existe há mais de trinta anos, o que não estimulou a fidelização dos mais jovens.
Mas os clientes, tanto jovens como adultos, são exigentes em relação à limpeza desses espaços. Ana Luiza Kato, 19 anos, moradora da Vila Mariana, afirma que ter a legalização em dia e uma boa higiene no salão são fundamentais para que ela frequente um estabelecimento. “Eu busco muito por isso, mas quando faço minha unha em centros estéticos, levo meu alicate e palito”, enfatiza a estudante.
A educadora Cassia Urbano Gallo, de 58 anos, diz que esses critérios a orientam na escolha do salão. “Além disso, por recomendação da minha dermatologista, reparo quando são retirados os instrumentos que serão utilizados. Na autoclave, existe a marquinha na cor preta, logo acima da abertura. Se estiver mais claro, significa que os instrumentos não ficaram o tempo suficiente para a esterilização”, afirma.
A higiene também é importante para espaços profissionalizantes. Luciano Oliveira, instrutor do Instituto Embelleze, conta que a legalização do ambiente estético demonstra qualidade e respeito em relação ao cliente, que é o foco do esteticista. “Apesar de ser bem direcionada, essa atenção em relação aos consumidores está sendo deixada de lado por muitos profissionais que já estão no mercado”, observa ele.
“No curso, focamos bastante o atendimento ao cliente, embora muitas vezes os alunos estejam mais centrados no aprendizado de técnicas. Mesmo assim, tentamos visar o cuidado com o consumidor do começo ao fim”, afirma o instrutor.
Na semana do dia 24 de maio, o Embeleze oferece ao público cursos de auto-maquiagem, ao custo de R$10. Além desses, a instituição disponibiliza outras formações, como cabeleireiro e manicure profissional.
Serviço
Instituto EmbellezeRua Domingos de Moraes, 775- Vila Mariana
tel.: (11) 5579-6767 L´Espace
Av. Cons. Rodrigues Alves, 275 – Vila Mariana
Tel.: (11) 5549-7147
Marcela Zanetti (1° semestre)
Parabéns Marcela adorei participar da reportagem. Pode contar sempre comigo!