As ruas que rodeiam o Morumbis ganharam, desde o fim da pandemia, um novo visual, graças aos grafites feitos por Alan Salles. O artista, através do seu projeto Morumbi Graffiti, enfeita o redor do estádio com artes que homenageiam grandes ídolos e momentos da história do São Paulo Futebol Clube.
A paixão pelos grafites e pelo Tricolor Paulista se uniram no projeto de Alan, que conta com um financiamento coletivo da torcida para a compra dos materiais necessários. “Todo o apoio vem da torcida, na forma de arrecadação. A gente não tem nenhum patrocínio, o que é algo que buscamos, com alguma empresa que possa vincular à marca aos desenhos”, diz Salles.
O primeiro grafite feito por Salles, realizado em maio de 2022, foi uma homenagem ao tricampeonato mundial do São Paulo, aos times de Telê Santana e Paulo Autuori. Em seguida, os grandes jogadores uruguaios da história do clube e Leônidas da Silva, o “Diamante Negro”, foram eternizados com desenhos em frente ao estádio.
“É muito satisfatório para mim ver as pessoas tirando foto, curtindo, se identificando com os desenhos. Virou parte da rotina da torcida do São Paulo, é algo muito legal, ver que a torcida abraçou (o projeto) e ver que tem bastante engajamento, afirma Alan.
Os mais de 20 grafites já feitos pelo projeto, exaltam desde os maiores ídolos da história do time, como Rogério Ceni e Telê, os torcedores, ou mesmo alguns jogadores do elenco atual, como Calleri, Luciano, Lucas Moura e Arboleda. Neste momento, o Morumbi Graffiti está trabalhando na realização do maior mural para um clube de futebol no Brasil.