A paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima, localizada na Zona Oeste de São Paulo, na avenida Doutor Arnaldo, Perdizes, foi fundada no ano de 1940.
A história da paróquia teve seu início em 1931, com o Conde José Vicente de Azevedo que concedeu aos monges franceses dos Terceiros Cavaleiros Regulares de São Francisco um terreno à comunidade emergente de Sumaré, para que ali pudessem construir casas vocacionais e uma igreja dedicada a Nossa Senhora do Rosário
No ano seguinte, no dia nove de janeiro de 1932 foi celebrada a primeira missa na igreja provisória. No dia 11 de fevereiro do mesmo ano, Dom Duarte Leopoldo e Silva inaugurou oficialmente a casa e a capela. Quando os franciscanos estiveram em Fátima, Portugal, ficou impressionado com a importância do aparecimento da Virgem ali e pediu que a nova igreja de Sumaré fosse dedicada a ela.
Em 13 de maio de 1935, a pedra fundamental do novo santuário foi abençoada por Dom José Gaspar Afonseca (1901-1943), um sacerdote católico brasileiro, décimo quarto bispo e segundo arcebispo de São Paulo. A imagem de Virgem de Fátima que está no altar-mor foi entronizada no dia 13 de maio de 1939.
A formalização da paróquia foi na Páscoa de 1940, tendo como primeiro pároco Frei Inácio Gau. Desde então, a comunidade tem se expandido e acolhido cada vez mais devotos de Nossa Senhora de Fátima. Neste santuário, as comunidades Russo-Brasil e Pará se reúnem para expressar sua cultura e celebrar o louvor à mãe de Jesus.
A arquitetura da paróquia conta com significado belíssimo, sendo as paredes os quatro pontos cardeais, a pedra se torna altar e o telhado representando o céu, o homem podendo, então, experimentar a transcendência ao abrir, por exemplo, a porta de uma mesquita, atravessando do universo profano ao sagrado.
A estrutura da paróquia também é muito bem desenvolvida, sendo elas Nártex, a entrada, Nave Central, sendo o corredor central, Naves Laterais, formando os corredores esquerdo e direito de condução da Igreja, onde se localizam as figuras de cerâmica da história cristã, as Torres, onde formam os dois primeiros cantos da paróquia, Cruzeiro e Transepto, onde termina a Nave Central e
consegue-se visualizar a parte final da Paróquia, sendo ela o Coro e a Ábside.
A decoração da paróquia conta com vitrais nas janelas, uma representação da Nossa Senhora de Fátima no altar, junto com as representações de outros santos espalhados pelo espaço.
Atualmente, a paróquia realiza missas que ocorrem de segunda a sexta no período da manhã e no final da tarde, as missas também ocorrem nos finais de semana, aos sábados somente de manhã e aos domingos também de manhã e no final da tarde.
A Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, também conta com casamentos, batizados, cerimônias de primeira eucaristia, catequese, crisma e confissões todos os dias da semana.