CARREGANDO

O que você procura

Especiais Fotos

Templos Religiosos – Igreja da Transfiguração

Compartilhar

Maria Augusta Messias – 2 Semestre

A Igreja da Transfiguração, localizada na Rússia, foi erguida em 1714.  Ela possui 22 cúpulas cobertas por madeira prateada, e foi construída inteiramente de madeira. Para tal, toras de pinheiros foram colocadas na horizontal, ajustadas ponta-a-ponta, cortadas e encaixadas de maneira que se ergueram os prédios sem o uso de pregos ou parafusos, o que constitui um exemplo de projeto e estruturação.  A Igreja é a característica dominante da ilha onde se encontra, bem como o último exemplo original sobrevivente de uma forma elaborada de arquitetura das igrejas do norte da Rússia. Elas eram compostas por camadas octogonais ascendentes reforçadas com extensões retangulares que representam os quatro pontos cardinais, ou as direções da bússola. O telhado desta construção é decorado com placas de extremidades esculpidas e a sua torre possui cerca de 37 metros de altura, tornando-a uma das estruturas eclesiásticas mais altas no mundo.

Ela fica na Ilha de Kizhi, um arquipélago na parte norte do lago Onega da divisão federal da República da Carélia. A ilha possui apenas 7 km de comprimento e 500 m de largura, e é um dos destinos turísticos mais populares do país. Kizhi é mundialmente conhecida por sua área paroquial, ou pogost, no vocabulário russo, que é composto por 2 igrejas de madeira e um campanário octogonal.  O campanário localiza-se no centro do conjunto e foi feito no século XIX, constituindo-se por uma estrutura de troncos de madeira com revestimento de pranchas. À direita da torre encontra-se a Igreja da intercessão da Mãe de Deus, construída com troncos de pinho em 1764 e formada por uma estrutura quadrada principal apoiando uma torre octogonal coroada com nove cúpulas. Além disso, ela possui uma grande iconóstase, tela de madeira coberta com retratos religiosos. No extremo oeste da igreja há um vestíbulo.

Essas Igrejas representam um modelo muito antigo do espaço paroquial que se desenvolveu quando a Igreja Ortodoxa alastrou-se pela Rússia, na Idade Média. Como, na época, as pequenas vilas foram espalhadas para imensas áreas, foi necessário que a igreja, o cemitério e os prédios das comunidades religiosas distantes se agrupassem em um só lugar. Por isso, foi criado o pogost, no qual a Igreja de Transfiguração era usada durante o verão e a Igreja de intercessão no inverno. O Kizhi Pogost é um exemplo de um conjunto arquitetônico típico dos assentamentos ortodoxos dos períodos medieval e pós-medieval em regiões pouco povoadas.

Pode-se admirar também outras obras religiosas na cidade, o moinho de vento mais antigo da Rússia, inúmeras casas e fazendas de madeira, e até mesmo um tradicional “Banya” russo, estrutura semelhante a uma sauna.  A excepcionalidade deste conjunto arquitetônico, depois de mostrada, fica nítida. Foi isso que fez com que Kizhi fosse declarada um Patrimônio Mundial pela UNESCO, além de ser um lugar único e uma das joias paisagísticas do mundo.

Tags:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *