CARREGANDO

O que você procura

Especiais Fotos

Templos Religiosos – Catedral de Salisbury

Compartilhar

Johnny Negreiros – (2º semestre)

A Catedral de Salisbury, ou Igreja Catedral da Santíssima Virgem Maria, é talvez a mais importante construção anglicana. No inglês, Cathedral Church of the Blessed Virgin Mary. Localizada no sul da Inglaterra, próximo à cidade de Southampton, ela chama atenção pela arquitetura gótica característica e sua importância histórica.

As obras começaram em 1220, por ordem do bispo Richard Poore. Ele pretendia aliviar a tensão entre militares e religiosos na Catedral Old Sarum. A lenda dá conta de que o clérigo atirou uma flecha na direção de onde queria instalar a igreja, mas ela acabou atingindo um cervo que morreu no local onde hoje está a Catedral de Salisbury. A inauguração ocorreu somente em 1358. 28 anos depois, foi feito o relógio mais antigo da história da humanidade e que ainda está em funcionamento. Para os britânicos, mais especificamente, porém, Salisbury tem uma importância institucional. Na Catedral de Salisbury se encontra a mais relevante das quatro cópias da Carta Magna.

Ela é um documento datado em 1215, que limitou o poder dos monarcas da Inglaterra, e assinado pelo Rei João. Estiveram envolvidos João, o Papa e os barões ingleses. Pois é, já no longínquo século XIII os ingleses restringiam o absolutismo. Cita-se que outras nações europeias só passariam por processo semelhante cerca de 600 anos depois. O Reino Unido até hoje não é regido por nenhuma constituição – por lá, usa-se a jurisprudência, ou seja, casos parecidos anteriores são a base para julgamentos hodiernos. Considerando tal fato, a Carta Magna é bastante fundamental para o passado e o presente da Grã-Bretanha.

A catedral também tem o maior claustro da ilha. Aliás, os fãs da saga Harry Potter reconhecerão o local. Aqui foi o cenário de uma parte do castelo de Hogwarts, servindo para inúmeras gravações. A título de exemplo, menciona-se a que Olho-Tonto Moody – spoiler: na verdade, era o Bartô Crouch Junior (!) – transforma Draco Malfoy em uma fuinha. Ainda no que se refere à estética, a fachada é composta por dois torrões, uma em cada extremidade, com dois arcobotantes perto da linha central sustentando a grande janela tripla no centro. Acima de tudo, circunda Cristo em Majestade.

Em suma, a Catedral de Salisbury é uma excelente recomendação de visita quando as condições sanitárias permitirem aos brasileiros. Aos ingleses, porém, cujo país já está em um acelerado ritmo de vacinação, as portas da instituição já estão abertas.

Tags: