CARREGANDO

O que você procura

Especiais Fotos

Templos Religiosos – Catedral de Chartres

Compartilhar

Lídia Rodrigues – (2º semestre)

Essa é a Catedral de Chartres, localizada na região noroeste da França, na cidade de Chartres, a apenas 90 km de distância de Paris. A diocese é uma das mais antigas e é referência em arquitetura gótica. Com uma estrutura que conta com 130 metros de comprimento e 64 metros de largura, a catedral possui arcos ogivais, que são bastante característicos desse estilo arquitetônico, e cerca 176 vitrais.

O templo teve diversas reconstruções, acontecidas entre os séculos IX e XII, mas a principal ocorreu em 1194, após um dos grandes incêndios ocorridos na catedral. Além disso, o edifício foi considerado um modelo de estrutura e referencia estética, devida as técnicas de construção utilizadas e o padrão de edificação adotado.

A catedral, que é dedicada e consagrada à Virgem Maria, foi marcada por receber de Carlos ll, neto de Carlos Magno, o Sancta Camisia, um véu que acreditavam ser o que Maria usava quando deu à luz Jesus Cristo. Desde então, fiéis de todas as partes do mundo eram atraídos para a igreja com o intuito de verem o pano de perto. Além de enfermos que iam até a diocese com a esperança de receberem a cura de suas doenças em nove dias, prazo que geralmente era cumprido. Após esse marco, a Catedral de Chartres se tornou um grande templo mundial de peregrinação.

Por se tratar de uma propriedade do Estado Francês, a catedral conta com diversas medidas de conservação e manutenção financiadas diretamente pelo Ministério da Cultura do país. O local também é considerado um Monumento Histórico, título concedido em 1862 por abrigar um acervo de símbolos, imagens e esculturas que carregam parte da história francesa. Apesar de pertencer ao Estado, a diocese não pode ser usada como templo para nenhum outro culto além do da Igreja Católica. A Catedral foi designada como um Patrimônio Mundial da Unesco em 1979, após as últimas restaurações ocorridas ainda no século XIX.

Tags:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *