CARREGANDO

O que você procura

Destaque Geral Notícias

Semana de Cursos da ESPM tem participação de Milton Jung no dia dedicado ao Jornalismo

Compartilhar

Pedro de Sales (2º semestre)

A semana dos cursos, organizada pelo Centro Acadêmico 4 de Dezembro da ESPM, teve início na última segunda-feira, 3 de maio, com o objetivo de orientar os universitários sobre suas futuras carreiras. Nesta terça-feira (4), as palestras para o curso de Jornalismo foram iniciadas, às 14h, pelo jornalista Milton Jung, com o tema “Jornalismo como Vacina para Conter a Desinformação”.

O evento teve início com Milton Jung refletindo sobre a necessidade da informação, da importância das redes sociais e do conhecimento de dados confiáveis. Porém, ele também alertou sobre os perigos que as mídias digitais podem causar ao jornalismo, reiterando o risco das desinformações e os cuidados que os cidadãos devem tomar acerca do assunto.

O jornalista explicou a relevância da curadoria realizada pelos comunicadores, ou seja, a filtragem das informações que serão levadas ao público. O convidado declarou que a abundância de conteúdos publicados durante a pandemia do coronavírus podem ser alarmantes para a disseminação de notícias falsas, mesmo em um meio de diversas matérias verdadeiras. “Perdemos o olhar crítico sobre as coisas, e isso ajuda na disseminação de informações falsas a serem espalhadas pelas mídias digitais”, afirma Jung. O âncora da CBN também comentou sobre o termo “fake news”, garantindo que a expressão não é a mais adequada para se descrever corretamente o termo “desinformação”, porque, segundo o jornalista, se é falso automaticamente não é notícia.

Milton Jung também declarou que os jornalistas são essenciais para a sociedade, na medida em que trabalham para prestar serviço à população divulgando notícias verdadeiras. Essa função foi potencializada durante o ano de 2020, quando não havia uma vacina comprovada, e a informação era o melhor remédio contra a Covid-19.

O apresentador encerrou sua participação dando dicas da profissão aos estudantes presentes e futuros jornalistas. Ele indicou a importância de ir atrás de dados, cuidar da linguagem e procurar fontes, além de aproveitar o momento para responder perguntas e curiosidades.

Sobre Milton Jung

O jornalista é âncora do Jornal da CBN, apresentador do programa Mundo Corporativo, palestrante e escritor. Autor dos livros “É proibido calar! Precisamos falar de ética e cidadania com nossos filhos”, “Jornalismo de rádio” e “Conte sua história de São Paulo”. É co-autor do livro “Comunicar para liderar”.

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *