CARREGANDO

O que você procura

Edição 19 - Dez anos Jornalismo ESPM Plural

Revista e seminários: parceria com a Universidade de Columbia

Compartilhar

Leonardo Selvaggio, Pedro Guarache, 3º. semestre

 

A Revista de Jornalismo da ESPM é a edição brasileira da Columbia Journalism Review e consiste em discutir de forma séria e profunda o jornalismo no Brasil e no mundo, segundo a própria seção da revista do site da ESPM. A primeira edição da revista saiu em 2012 e teve como temas centrais a inacessibilidade do jornalismo econômico, a relação entre assessorias de imprensa e mídia, a presença dos negros nas redações e o futuro do jornalismo a partir do olhar do então diretor-presidente da ESPM José Roberto Whitaker Penteado.

 

Segundo o professor José Roberto, hoje editor da Revista de Jornalismo da ESPM com um conteúdo da Columbia Journalism Review, que na época estava completando 50 anos, surgiu logo após a criação da Especialização de Jornalismo com ênfase em Direção Editorial (2010) e do bacharelado em Jornalismo (2011). Chegou a ser oferecida a franquia de publicação da revista aqui no Brasil a Roberto Civita, ex-presidente da editora Abril e então conselheiro da ESPM, mas o próprio Civita achou que isso deveria ser uma atividade da faculdade.

 

De início a revista brasileira seguia a periodicidade da Columbia Journalism Review como uma revista trimestral, mas em 2017 passou a ser semestral. “Em 2017, a Columbia Journalism Review passou por uma grande reformulação e adotou uma periodicidade semestral. Por aqui, a Revista de Jornalismo ESPM seguiu o mesmo caminho. Tempos depois, a edição americana voltou a ter quatro edições ao ano, enquanto a versão brasileira não sofreu alteração, o que nos permitiu elaborar e tropicalizar melhor os temas propostos pela Columbia Journalism Review”, conta o professor José Roberto.

 

A Revista de Jornalismo da ESPM é a edição brasileira da Columbia Journalism Review e consiste em discutir de forma séria e profunda o jornalismo no Brasil e no mundo, segundo a própria seção da revista do site da ESPM. A primeira edição da revista saiu em 2012 e teve como temas centrais a inacessibilidade do jornalismo econômico, a relação entre assessorias de imprensa e mídia, a presença dos negros nas redações e o futuro do jornalismo a partir do olhar do então diretor-presidente da ESPM José Roberto Whitaker Penteado.

 

Segundo o professor José Roberto, hoje editor da Revista de Jornalismo da ESPM com um conteúdo da Columbia Journalism Review, que na época estava completando 50 anos, surgiu logo após a criação da Especialização de Jornalismo com ênfase em Direção Editorial (2010) e do bacharelado em Jornalismo (2011). Chegou a ser oferecida a franquia de publicação da revista aqui no Brasil a Roberto Civita, ex-presidente da editora Abril e então conselheiro da ESPM, mas o próprio Civita achou que isso deveria ser uma atividade da faculdade.  De início a revista brasileira seguia a periodicidade da Columbia Journalism da Revista de Jornalismo da ESPM, que passou a contar com uma participação maior dos professores da ESPM na elaboração de seu conteúdo. “Essa integração entre a faculdade e a redação trouxe ainda mais pressão para a revista, que é referência para muitos veículos de comunicação, quando o assunto é jornalismo”, afirma o professor José Roberto.

 

A edição americana da revista sempre costuma ter um tema dominante e a edição brasileira costuma usar esse tema com um “tempero verde-amarelo”, como diz o professor José Roberto. Assim, a cada edição, sempre são convidados grandes nomes do jornalismo e professores da ESPM para seções como a Enquanto isso no Brasil, entre outras, com matérias que respeitam o tema principal da revista, mas trazendo para uma realidade mais próxima do Brasil. “Um bom exemplo disso é o conteúdo da Revista de Jornalismo ESPM número 8, publicada no início de 2014. Assim como a Columbia Journalism Review de setembro/outubro de 2013), nossa publicação questiona: ‘Para que serve o jornalismo?’.

 

A diferença é que, além dos textos americanos, a Revista de Jornalismo ESPM apresenta também as reflexões de grandes nomes da indústria da comunicação no Brasil, como Ali Kamel, José Roberto Marinho, Mônica Waldvogel e Otavio Frias Filho”, afirma o professor José Roberto.

 

Essa parceria possibilitou grandes ações em conjunto além da revista. Uma delas é expor a realidade americana e a brasileira sobre diversos temas, o que levou à criação do Seminário Internacional de Jornalismo, que acontece uma vez por ano e já teve quatro edições.

 

A primeira edição, que ocorreu em 2017, teve como pauta O papel do jornalismo na democracia. A abertura foi feita pelo diretor-presidente da ESPM, Dalton Pastore, e teve como principal convidado Ernest Sotomayor. Graduado pela Universidade do Arizona, com bacharelado em Jornalismo, Sotomayor hoje está aposentado e já foi reitor de Assuntos Estudantis, com supervisão de Serviços para Estudantes e Serviços de Carreira, e diretor de Iniciativas Latino-Americanas. Começou sua carreira na Columbia como diretor de Serviços de Carreira em 2005.

 

A segunda edição do seminário, no ano seguinte, tratou de Democracia e desinformação. Marcelo Rech, presidente da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), discorreu sobre fake news no jornalismo como introdução para o debate, que depois seguiu com convidados como Kyle Pope e Gilberto Dimenstein. Este último foi um escritor e jornalista brasileiro, criador do portal Catraca Livre, comentarista da Rádio CBN e colunista da Folha de S.Paulo por 28 anos. Dimenstein morreu em 2019, aos 63 anos, em decorrência de um câncer no pâncreas.

 

Pope, além de editor da Columbia Journalism Review, também trabalhou como editor da New York Observer, do Wall Street Journal e da Portfolio Magazine; e foi editor-chefe da Straus News, além de ser um grande parceiro da ESPM. “Toda edição [da revista] publicamos os pensamentos e ideias do editor-chefe da Columbia Journalism Review, além de contar com sua participação em nossos eventos. E esse contato frequente com o corpo docente e funcionários da Columbia já nos rendeu ótimos frutos, muito conhecimento e diversos intercâmbios, contribuindo para a formação de muitos de nossos professores, agora mestres pela universidade de Columbia.”

 

Em 2019, na sua terceira edição, o tema central do seminário foi A interatividade e o jornalismo de dados. Ernest Sotomayor voltou a participar do evento, desta vez, na abertura. Nos painéis da tarde, a discussão seguiu com a participação de professores da ESPM e jornalistas renomados, como por exemplo Alana Rizzo, Daniel Bramatti e Fabio Takahashi.

 

Em sua edição mais recente, em 2020, o tema foi Jornalismo pós-pandemia: aprendizados, legado e perspectivas. Foi a primeira edição que ocorreu de forma online, devido à pandemia da Covid-19. O evento foi aberto pelo diretor-presidente da ESPM, Dalton Pastore, e contou com a participação de jornalistas como o comentarista esportivo Paulo Vinícius Coelho (PVC); Ellen Nogueira, diretora de jornalismo da CNN Brasil, e Kyle Pope, editor da Columbia Journalism Review.

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet