CARREGANDO

O que você procura

Edição 21 - Os 100 anos Semana de 22 Plural Última Edição

Preservação do patrimônio artístico da arte moderna

Compartilhar

Gabriella Figueiredo

 Isabelle Gregorini

Além de representar e homenagear os artistas do movimento modernista, a preservação do patrimônio artístico simboliza também as rupturas com tradições estabelecidas socialmente antes da Semana de Arte Moderna de 1922.

            O advogado Evaristo Martins de Azevedo, crítico de arte e militante em direito às artes e leis de incentivo à cultura, falou sobre a necessidade da preservação das artes modernas nos dias atuais: ‘’A preservação da arte moderna é de extraordinária importância para o entendimento de seu tempo, de seu lugar e de seu legado. Não só para salvaguardar a memória de seus autores, mas, em especial, para identificar com mais clareza o respectivo movimento em que períodos de rupturas sociais e políticas são propostas, absorvidas e acolhidas, manifestadas por meio da arte, quando novas linguagens se impõem e propõem grandes transformações’’.

            O acolhimento pela arte apontado por Azevedo é muito significativo para o avanço da preocupação relacionada à preservação, vendo que, além da ação de órgãos competentes, a movimentação da população é extremamente necessária para o desenvolvimento e a disseminação de conhecimento sobre a arte moderna.

            Contudo, em certos casos, vemos que o patrimônio histórico brasileiro não está presente aqui no Brasil para que o próprio povo brasileiro tenha acesso a eles. A historiadora de arte Regina de Barros, especializada na arte moderna brasileira, comentou sobre essa questão e os seus pontos positivos para o reconhecimento internacional da cultura nacional. “Eu acho que as obras que estão fora, por exemplo que estão na Tate (em Londres), no Moma (em Nova York), no Reina Sofia (em Madri) ou no Malba (em Buenos Aires), como o caso da Abaporu, de Tarsila do Amaral, são algo muito legal porque a gente consegue contextualizar a produção brasileira dentro de um panorama mais abrangente da arte ocidental. É importante que elas tenham uma visibilidade fora do Brasil e, em geral, essas obras que estão fora do Brasil são mostradas, quer dizer, elas não ficam dentro das reservas técnicas dos grandes museus, elas ficam expostas. Elas não estão acessíveis aos brasileiros que não podem viajar, mas estão acessíveis a milhões de pessoas mundo afora que passam a ter um certo conhecimento sobre a arte no Brasil”.

            Além disso, o que também faz com que os museus e galerias de arte brasileiros não consigam ampliar ainda mais a quantidade de obras modernistas nacionais em suas coleções é a falta de verba. Por isso, os museus acabam dependendo de comodatos, os quais são empréstimos de longa duração, como existem na Pinacoteca de São Paulo e no Museu de Arte Moderna de São Paulo (Masp). Regina apoia os comodatos e ainda afirma: “É muito bacana porque, se por um lado os museus têm gastos altos com a conservação dessas obras, por outro elas estão sendo mostradas para o público e estão sendo pensadas. Quer dizer, tem uma reflexão, uma produção crítica que acaba englobando essas obras que são de coleções particulares, mas estão emprestadas por longa duração para os museus”.

            A falta de verba não é o único problema que afeta a obtenção de obras nacionais por museus brasileiros. A carência de vontade em conhecer, prestigiar e conservar que está presente na sociedade brasileira prejudica tal aquisição.  Azevedo fala sobre tal problemática. ‘’A falta de interesse, a dificuldade de acesso e de fruição plena são exemplos de deficiências históricas no País no ambiente das artes, assim como foram relativamente deficientes as ferramentas de preservação do patrimônio histórico e cultural’’.

Regina concorda com o advogado sobre a deficiência da preservação, mas no quesito arquitetônico somente. “Em termos de arquitetura isso não anda tão eficaz hoje porque não tem políticas públicas de preservação de sítios históricos e de arquitetura histórica, quer dizer, não tem verbas específicas para isso, então é muito difícil conseguir restaurar edifícios.” Entretanto, a historiadora acredita que a conservação do patrimônio artístico em parte é eficiente: “Se você estiver falando sobre arte mesmo, digo, pinturas, esculturas e tal, eu acho que a preservação hoje é muito eficaz. Há uma preocupação cada vez maior com a conservação de obras e existem mais pessoas especializadas, mais pessoas formadas em restauro e conservação de obras”.

            Fica evidente a importância de preservar as obras modernistas, vendo que além de representar a cultura e história brasileira, leva as artes nacionais para patamares internacionais, fazendo com que o reconhecimento não fique somente no Brasil, mas também chegue ao exterior.

            A responsabilidade de preservar vai muito além de pessoas interessadas, tendo em vista que órgãos governamentais foram criados com o intuito de preservar todas as formas de artes, inclusive a moderna. O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), criado em 1937, é uma instituição federal responsável pela proteção do patrimônio histórico no Brasil. Enquanto isso, o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), criado em 1968, atua especificamente no Estado de São Paulo.

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet