Atualmente, vídeos de animais têm se tornado um conteúdo cada vez mais popular no dia a dia. O Brasil ocupa a segunda posição mundial em busca por perfis de animais nas redes sociais, evidenciando a popularidade dos “pet influencers”. De acordo com dados apresentados pela Decode, empresa de pesquisa em big data e inteligência de mercado, entre outubro de 2019 e outubro de 2020, vídeos de animais acumularam mais de 150 milhões de visualizações no YouTube. O perfil no Instagram CaraPretaCaramelo conta com mais de 375 mil seguidores, exemplificando o potencial de engajamento que esse tipo de conteúdo tem causado.
Paula Cardoso, dona da página CaraPretaCaramelo, contou ao Portal que “a vontade de mostrar como o contato dos pets com a natureza é essencial. Eles também merecem se divertir, explorar, correr livres e desfrutar dos paraísos que a gente tanto ama. Criar essa página foi uma forma de valorizar essa conexão e inspirar outras pessoas a incluírem seus animais nessa vivência mais livre e feliz”, respondeu. Segundo Paula, existem algumas barreiras nesse meio, pois muitas pessoas não se interessam pelos conteúdos educativos que são postados, e conteúdos engraçados ou curiosos são os que mais atraem olhares do público.
Outro dos animais que mais gera conteúdo digital são as baleias. Além disso, a observação delas exerce impacto significativo no turismo local. Cidades litorâneas brasileiras se preparam anualmente para a temporada de avistamento, gerando um número significativo de visualizações, atraindo mais turistas e movimentando a economia regional. Esse fenômeno destaca o interesse do público por esse conteúdo. Na Praia do Forte, na Bahia, a atividade gerou cerca de R$ 4,5 milhões em benefícios diretos e mais de R$ 9 milhões em benefícios indiretos em 2023.
A ursinha Nur
Nas últimas semanas, a ursa polar Nur foi um dos principais conteúdos nas mídias. Sendo o primeiro filhote de urso polar nascido na América Latina, ela foi colocada em exposição no Aquário de São Paulo após completar 100 dias de vida, atraindo diversas pessoas ao local para fotografar e conhecer a filhote.
A estudante de Medicina Mirella LaVecchia acredita que as páginas geram engajamento ao mostrar situações do cotidiano desses animais. Ela contou ao Portal que foi uma das pessoas que consumiram esse conteúdo: “Acredito que gerou interesse em massa, e as pessoas foram visitar a Nur por conta disso. Consequentemente, o Aquário de São Paulo lucrou demais com essa novidade”, disse a estudante quando questionada sobre o consumo de conteúdo sobre a ursa polar.
Vídeo: Vanessa Barros