CARREGANDO

O que você procura

Especiais Fotos

Pelo Mundo ESPM – Calafate – Argentina

Compartilhar

Isabella Tiezzi – (1º semestre)

El Calafate é uma pequena cidade da patagônia argentina localizada na província de Santa Cruz, ficando próxima da fronteira com o Chile e rodeada pelo chamado Lago Argentino. Ela recebe tal nome devido a uma fruta roxa, endêmica da região e constantemente confundida com o mirtilo, mais conhecido como blueberry. Chamam-na de Calafate, símbolo da Patagônia. Com tal fruta, são feitos doces, bombons, geleias e até mesmo perfumes, sabonetes e hidratantes se fazem a partir de seu aroma adocicado, os quais são vendidos em quase qualquer loja da cidade. Pesquisas ainda indicam que o calafate também contém propriedades medicinais, podendo ser usado como antibacteriano.

Por estar muito ao sul, El Calafate acaba tendo um verão pouco quente, tendo uma média de 18,6ºC em janeiro. Assim, é possível ver gelo o ano todo e, por este motivo, o principal foco dos turistas que visitam a cidade são suas geleiras encontradas no Parque Nacional Los Glaciares, instituído pelo governo em 1937. Tal ponto turístico é uma grande atração da região, por conta do Glaciar Perito Moreno, o mais famoso do parque. A geleira que possui 5 quilômetros de largura e 60 metros de altura tem seu nome devido a uma homenagem a Francisco Moreno, criador da Sociedade Científica Argentina e um renomado pesquisador da região austral deste país.

Além disso, Perito Moreno é considerado uma das reservas de água doce mais importantes do mundo e assim como outras geleiras da região, sofre constantes desprendimentos, ou seja, de tempos em tempos, alguns pedaços de gelo se desprendem do resto e caem com tudo no lago, provocando um fenômeno ao qual as pessoas assistem maravilhadas. No entanto, tal acontecimento pode ser preocupante, pois se a quantidade de desprendimentos da geleira for maior do que seu crescimento, significa que ela está em processo de degelo.

Por alguns conhecida como “Campos de Jordão da Patagônia”, por ter um centro com uma arquitetura semelhante à da cidade do Sudeste brasileiro e com a predominância da madeira em suas construções, El Calafate é uma cidade com muitas belezas naturais para se apreciar. Em uma caminhada à beira do Lago Argentino, por exemplo, flamingos podem ser avistados, assim como outras aves e plantas que podem ser apreciadas na Laguna Nimez, uma reserva natural localizada no centro da cidade.

Tags:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *