CARREGANDO

O que você procura

Especiais Fotos

Pelo Mundo ESPM – Bairros de São Paulo e suas arquiteturas

Compartilhar

Raphael D’Esposito Mundonnet – 2º semestre

A cidade de São Paulo é muito conhecida por ser muito moderna e ter traços arquitetônicos vindo de outras regiões do mundo, principalmente das colônias, sendo essa a cidade mais populosa e famosa do Brasil, contendo diversas regiões com as caraterísticas de suas construções distintas. Três bairros que tem muito destaque em São Paulo, são Moema, a Vila Mariana e o Jardim Paulista, sendo muito marcados pelas suas diferentes estruturas arquitetônicas, sendo contemporâneas ou mais simplistas.

O bairro de Moema é muito conhecido pelos seus prédios com características modernas, sendo muito sofisticado e elegante, mas esta região sempre teve essa fama. A partir de 1880 havia chacras de ingleses e alemães neste local, o que aumentou esse aspecto contemporâneo, trazido por esses imigrantes europeus e que é visto até hoje. Quando andamos por essa região podemos perceber a grande quantidade de prédios que a cercam, vários deles sendo rondados por vidros. Por conta de ser uma área muito comercial, para distinguir os prédios residenciais de comerciais, os empresariais são revestidos com esses vidros e as moradias não contêm.

Agora no bairro da Vila Mariana, com suas origens italianas vindas do século XVIII é muito tradicional, atraente e rica, mas não chega a conter a modernidade que podemos ver em Moema. Sendo uma área com grande mistura entre casas e prédios, esta região apresenta uma arquitetura simples, mas com toques modernos, que foram trazidos pelos italianos, misturando elegância e simplicidade, algo que não é visto em Moema e no Jardim Paulista, tendo várias casas e prédios com cores naturais, sendo elas em sua maioria o marrom e com a mistura de edifícios contemporâneos com a coloração branca.

O Jardim Paulista é conhecido por sua grande quantidade de casas e por ter poucos prédios, esse sendo criado como um bairro comercial, hoje se torna muito mais residencial, composto por pessoas da classe média-alta da sociedade. Este bairro apresenta uma boa variação entre modernidade e simplicidade a sua volta, um exemplo de contemporaneidade vista é o hotel Unique, referência neste quesito, portando este formado curvado e com grandes círculos de vidro. Também vemos que é um local muito arborizado ao redor de suas belas casas.

As regiões apresentam características bem distintas entre si, sendo Moema o mais moderno e com mais elegância, sendo um grande foco comercial, mas que não deixa de haver grandes residencias ao seu redor. Sendo notável essa alta presença europeia em sua região, observada na aparência de seus prédios de coloração clara e com grandes varandas revestidas de vidro.

O Jardim Paulista contendo mais moradias, se destaca por sua arborização e mistura de contemporaneidade com antiguidade, possuindo em sua maioria casas que não são tão chamativas, mas contém aspectos levados ao século XXI. Um lugar consideravelmente simplista, mas repleto de detalhes que trazem seu charme.

Enquanto a Vila Mariana apresenta muita tradição ao seu redor, passando uma visão clássica com mistura de modernidade sendo observada nas tonalidades de seus prédios e casas, são cores que não se destacam, mas que dão uma certa vida ao local, mesmo bem simplista em suas aparências. Sendo isso uma característica muito vista na cultura das construções brasileiras, mostrando que apesar de ter tido muito europeus no começo, a Vila Mariana ainda pode ser considerado um bairro bem brasileiro, com toques ocidentais.

Vemos que estes três bairros são bem contrastantes em relação a suas arquiteturas e a seus formatos. Isso mostra a variedade de São Paulo, uma cidade repleta de modernidade, focada nas áreas comerciais, mas que também conta com a simplicidade e construções mais antigas, como visto em grandes centros residenciais. Também é carregada de características vindas de países europeus como por exemplo a Itália, visto muito na utilização da cor branca e dos grandes vidros, mas que também ainda contém muito de sua própria cultura, como é visto na Vila Mariana.

No geral, todos estes contrates trazidos pelos bairros, mostram muito sobre o que é a cidade de São Paulo. Sendo um local com arquitetura bem diversificada, muito voltada para o comércio, mas com grandes áreas residenciais, que em seu geral contêm essa mescla moderna, antiga, chique e simplista.

Tags:

Você pode gostar também