O bairro da Liberdade, localizado na região central da cidade de São Paulo, é conhecido por representar e difundir a cultura nipônica e asiática. Ele atrai muitos visitantes especialmente aos fins de semana, dias em que ocorre a famosa Feira da Liberdade, como ficou conhecida pelo público.
O que hoje nós vemos na região data dos primeiros emigrantes japoneses que chegaram ao Brasil em busca de terras abundantes para o cultivo, muitos viveram na região do cinturão verde, mas outros vieram para São Paulo e se abrigaram no local.
Fato que poucos conhecem é que além de grande representante da cultura asiática a história do bairro decorre de dias anteriores ao que imaginamos, a época da escravidão no Brasil. A origem de seu nome provém da condenação à forca do soldado Chaguinhas, que teria gritado por três vezes a palavra “liberdade” em busca de redenção. No século XX, especialmente após a Segunda Guerra Mundial, a emigração de japoneses se intensificou na região e a comunidade de pessoas negras que ali residiam acabou se desfazendo
Hoje em dia pode-se encontrar no bairro da liberdade um pouco da cultura, vestuário, decoração e principalmente gastronomia não só do Japão, mas também do Vietnã, China e Tailândia. O bairro foi se tornando ao longo dos anos um local muito diverso e representativo de várias culturas asiáticas reputação que compartilha com o Brasil, país hoje é abrigo da maior colônia nipônica fora do Japão.