A paróquia Nossa Senhora Aparecida de Moema, situada na avenida Ibirapuera, foi a segunda paróquia com nome de Santa a surgir no Brasil, após a de Aparecida. O santuário tem como principal figura a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que carrega consigo o episódio conhecido por “milagre dos peixes”. Na ocasião, pescadores estavam em uma busca por peixes no rio Paraíba do Sul quando acharam na água a estátua pesada de uma santa. Depois de resgatada e colocada no barco, eles pescaram incontáveis peixes.
A Igreja foi construída inicialmente em um terreno 50 por 25, pelos Padres Salvatorianos, em conjunto com a Família Loureiro, no ano de 1933. Assim que a construção foi terminada e a Paróquia foi enfim inaugurada, os padres perceberam que a Igreja era pequena e não comportaria os moradores locais. Por tal motivo, no ano de 1937, a Igreja passou por uma reforma, onde o espaço foi significativamente aumentado.
A catedral possui uma arquitetura de estilo Romana e decorações com vitrais e afrescos pintadas pelo pintor italiano Bruno di Giusti. Vistas por dentro, as janelas mostram narrativas católicas e figuras bíblicas decoradas com diversas cores. Entre as vitrais, é possível visualizar paineis retratando passagens e versículos bíblicos em seguida de uma arte que retrata o momento histórico. Ao entrar pela entrada principal da igreja, o visitante se depara com esculturas pequenas dos famosos personagens católicos como Jesus Cristo, São José, Santo Expedito, São Pedro, Santa Rita de Cássia e Nossa Senhora Fatíma. Estampada no telhado, é percebida a pintura de Jesus e a famosa história do “milagre dos peixes”
Na recepção do altar, é vista uma grande e luminosa cruz erguida por dois fios conectados no teto do santuário. No mesmo espaço, se destaca uma linda escultura centrada com a imagem da Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Ao lado direito do altar, uma sala com bancos para se ajoelhar é usada para os fiéis rezarem em frente à Nossa Senhora em volta de uma miniatura do Sol. Próximo aos bancos, vale destacar a escultura do padre Francisco Maria da Cruz Jordan, fundador da ordem do Divino Salvador, comunidade que hoje cuida da igreja.
Após a pandemia da Covid-19, a catedral passou por diversas atualizações para atender as demandas pastorais. No período, foi instalado um sistema de som com um circuito interno de televisão. Além disso, por conta do distanciamento social, cadeiras com assentos de couro substituíram os bancos de madeira com detalhes em ouro.