Fundada em 1933, por ordem do Divino Salvador, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Moema é uma Igreja Católica Apostólica Romana. Ela está localizada na praça de mesmo nome, em frente à Avenida Ibirapuera, no bairro de Moema, zona sul de São Paulo.
Com um terreno de aproximadamente 1200m², os Padres Salvatorianos iniciaram a construção de uma pequena igreja, sob a liderança do padre José Roberto Walz. A inauguração, no dia 29 de outubro do mesmo ano, foi considerada um evento importante para o bairro e atraiu a atenção de diversas pessoas.
Entretanto, com o avanço da urbanização da cidade de São Paulo, o edifício deixou de suportar a demanda da crescente população. Por esse motivo, quatro anos após a sua inauguração, a igreja passou por uma reforma, a qual deu a ela sua aparência atual.
A paróquia surgiu em dedicação à Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a santa padroeira do Brasil. Sua devoção iniciou-se em 1717, após a história de que três pescadores teriam encontrado sua imagem em barro nas margens de um rio no interior do estado de São Paulo. Anos depois, em 1930, Nossa Senhora Aparecida já havia ganhado uma considerável popularidade e foi oficialmente decretada como a padroeira do país.
Em sua homenagem, a paróquia recebe seus fieis com um interior bem decorado e espaçoso. Acima do altar, uma cruz dourada atrai imediatamente a atenção daqueles visitantes que entram pelo portão principal. Sobre o altar, há uma cúpula que remete à Capela Sistina, evidenciando a influência da arquitetura romana na construção da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
Ainda na parte interna do templo, janelas com vitrais clássicos da mitologia cristã decoram o local. Ao todo, a igreja soma mais de 40 vitrais. As paredes, por sua vez, são adornadas por pinturas de passagens bíblicas marcantes, o que carrega um viés mais artístico e lúdico.
A paróquia também conta com algumas esculturas de figuras religiosas, sendo duas delas posicionadas logo na entrada. A de São José, santo padroeiro das famílias, encontra-se ao lado esquerdo da porta. Ao lado direito, está a representação do padre Francisco Maria da Cruz Jordan, o fundador da Ordem Salvatoriana.
Hoje, a igreja dispõe de circuitos internos de TV, além de mais de 500 cadeiras individuais de couro, responsáveis por oferecer um maior conforto aos visitantes. As celebrações são conduzidas pelos sacerdotes e contam com o auxílio dos ministros da eucaristia, músicos, leitores e voluntários. Semanalmente, acontecem em torno de 19 missas, que recolhem as diversas intenções dos fieis.
A ordem religiosa dos salvatorianos segue sendo a responsável pela administração da Paróquia e exercendo um papel vital para a congregação local.