CARREGANDO

O que você procura

Especiais Jornalismo Esportivo

O Barcelona volta a encantar o futebol europeu

Compartilhar

Conheça as vencedoras da Champions League que colocaram o Barcelona de volta no topo do continente europeu.

Por: André Alonso, Arthur Pomares, João Pedro Cirilo e João Pedro Oliveira (Oficina de Jornalismo Esportivo)

Jogadoras do Barcelona comemoram gol na Liga Espanhola – Foto: Twitter Barcelona Feminino

O Barcelona é o campeão da Liga dos Campeões da Europa 2020/21.   Essa afirmação pode soar meio estranha de primeira, já que não se viu Lionel Messi, Piqué ou Busquets levantando nenhum troféu continental. Isso porque, ao contrário do time masculino do Barça, que saiu derrotado da última edição da Champions para o PSG, o time feminino culé deu show na última Champions League Feminina e se sagrou campeão da competição pela primeira vez.

O caminho da equipe catalã não foi simples, enfrentaram grandes times do cenário mundial. Na primeira fase, pegaram o bom time do PSV, da Holanda. Vencendo as holandesas duas vezes pelo placar de 4×1. 8×2 no agregado.

Pelas Oitavas de Final, as espanholas jogaram contra a tradicional equipe dinamarquesa Fortuna Hjørring. Ganharam o primeiro jogo de 4×0, e o segundo pelo placar de 5×0. 9×0 no agregado; que chocolate!

Nas Quartas, disputaram a vaga para semifinal contra a equipe feminina do Manchester City. Venceram o jogo em casa por 3×0, mas perderam na Inglaterra por 2×1. No agregado, 4×2 para as Barcelonistas (termo usado para nomear os amantes do Barcelona).

Agora, a semifinal. O campeonato chegou no momento onde apenas as melhores conseguem chegar. As jogadoras do Barcelona precisariam vencer a equipe do Paris Saint Germain, uma das melhores equipes do mundo, para conseguirem a tão sonhada vaga para final. Final essa que as espanholas perderam na temporada 2018/19 por 4×1, para a poderosa equipe do Lyon, da França.

Ano passado, o Barcelona chegou até às semis, mas foi eliminado, perdendo pelo placar de 1×0, em jogo único, contra a equipe do Wolfsburg, da Alemanha. As jogadoras Culés estavam com aquela memória negativa das últimas temporadas, com aquele gostinho de “quase”.

Mas a temporada atual foi diferente, empataram com as francesas do PSG por 1×1, em Paris, e venceram na Catalunha por 2×1, 3×2 para o Barça no agregado, e vaga para a grande final.

Na final, que ocorreu no último dia 16, as craques do Barcelona não tomaram conhecimento das inglesas do Chelsea, e venceram pelo placar de 4×0. Os gols foram marcados por: Melanie Leupolz, contra; a capitã Alexia Putellas, de pênalti, marcou o segundo; Aitana Bonmati, fez o terceiro, e Hansen fechou a conta.

Foi a primeira vez que um time espanhol venceu a competição.

COMPARAÇÃO BARCELONA FEMININO X MASCULINO TEMPORADA ATUAL:

Jogadoras e jogadores do Barcelona se reúnem para o MídiaDay – Foto:Instagram/Barcelona

Enquanto a equipe masculina do clube catalão vem passando por alguns momentos difíceis nos últimos anos, com eliminações precoces, contratações duvidosas e uma irregularidade constante, as mulheres vêm tendo um desempenho exemplar.

Após a vice-colocação da competição em 2019 para o Lyon, da França, o Barcelona foi se reestruturando. No momento atual, além do título da Liga dos Campeões, a equipe lidera a liga nacional com 28 vitórias em 28 jogos, além de 139 gols feitos para 7 sofridos, enquanto seu maior rival, o Real Madrid, está em segundo com 21 vitórias em 31 jogos, 17 pontos atrás da equipe catalã, campeã antecipada da competição.

Com o título desta temporada, a instituição Barcelona é a primeira a conseguir conquistar pelo menos uma Liga dos Campeões com seus elencos do gênero feminino e masculino. Além de se tornar a primeira equipe espanhola a ser campeã da liga feminina dos melhores clubes europeus.

Até o momento, depois de 20 edições da competição feminina, o Barcelona se coloca na sexta colocação dos clubes com mais títulos. O primeiro colocado é o Lyon, disparado com 7 títulos, seguido pelo FFC Frankfurt, da Alemanha, com 4, além de Umea(Suécia), Wolfsburg(Alemanha) e Turbine Potsdam(Alemanha) com 2 títulos cada. Juntos da equipe catalã com somente um título, estão Arsenal, da Inglaterra, e Duisburg, da Alemanha.

ANÁLISE DE DESEMPENHO DAS JOGADORAS

Atualmente, o Barcelona é um dos se não o melhor time feminino da Europa, e muito graças a qualidade de seu elenco que apresenta jogadoras de alto calibre.

Nesse momento, o clube catalão possui 27 jogadoras no seu elenco profissional. Destas, 18 atletas apareceram na última convocação de suas seleções profissionais, sendo 12 para a Espanha, 1 para a França, 1 para a Noruega, 1 para a Suíça, 1 para a Holanda, 1 para a Nigéria e 1 para o Brasil. Outras jogadoras mais jovens ainda frequentam seleções de base (sub-17 e sub-19).

As 11 que são consideradas titulares já são vistas como algumas das melhores jogadoras em atividade, porém o destaque acaba ficando para a goleira Paños, as defensoras Mapi León e Torrejón, as meias Alexis e Hamraoui, e as atacantes Hermoso e Oshoala, que no ano passado apareceram na lista das 50 melhores jogadoras de futebol do mundo, e isso antes mesmo de o clube conquistar a sua primeira Champions League.

Apesar de um time excelente, os holofotes acabam ficando para a atacante espanhola Jeniffer Hermoso, que nas 21 partidas que fez pelo campeonato nacional, marcou 24 gols e deu 12 assistências, sagrando-se artilheira da competição e destaque da equipe.

A JOIA BRASILEIRA DO BARCELONA

É preciso ressaltar também uma menina que nem completou 18 anos e é vista como uma joia do clube e da Seleção Brasileira: a atacante Giovana Queiroz. Nascida em 21/06/2003, Gio é tratada como o futuro do clube e apesar de muito jovem, vem ganhando bastante destaque na Espanha. O talento da menina vem chamando tanta atenção, que ela apareceu na lista de convocadas da técnica Pia Sundhage para os últimos jogos preparatórios da Seleção Brasileira antes das Olimpíadas de Tóquio, indicando que provavelmente Giovana estará no grupo que vai em busca do ouro inédito do futebol feminino.

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *