Lorenzo Ghiberti foi um escultor renascentista italiano, nascido na cidade de Pelago, em 1378. Se formou na oficina do ourives Bartoli di Micheli, começando sua carreira como pintor. Mais tarde, teve uma oficina em Florença, onde empregou diversos artistas, entre eles, Michelozzo, Masolino da Panicale e Donatello.
Ficou conhecido por suas esculturas no estilo gótico. Em suas obras, era presente a perspectiva com característica principal. É conhecido também por seus relevos, principalmente em bronze. A representação de figuras e passagens do cristianismo se tornou o tema principal abordado pelo escultor.
Ghiberti produziu diversas obras que são renomadas até hoje. Algumas delas são: Assunta, O sacrifício de Isaac, Assunção da Virgem, e a mais famosa, os Portões do Paraíso, nomeada assim por Michelangelo, é uma grande porta localizada no Batistério de San Giovanni, em Florença, na Itália. Sobre a obra, Ghiberti disse: “com a maior diligência e grande amor, a obra mais singular que eu já fiz”.
Esculpiu as estatuas de São João Batista, São Mateus e São Cristóvão, os relevos da pia batismal de Siena, e diversas obras, que hoje, estão desaparecidas. Parou de esculpir em 1452, mesmo ano de sua morte. Deixou uma autobiografia com o nome de commentari.
Lorenzo Ghiberti é considerado até hoje um dos maiores nomes no movimento renascentista, com obras espalhadas pelo mundo inteiro.