Moda: império do efêmero
Compartilhar
“Moda é um apelo ao individualismo e avessa ao sinônimo de superficialidade que o mundo a impõe”, concluiu Todd Nicewonger, antropólogo e doutor em antropologia pela Columbia University, na terceira edição da série Juventudes Brasileiras, na Livraria Cultura, no início de agosto, em São Paulo. O evento — uma parceria entre Globo Universidades e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)– ainda contou com a presença da também antropóloga, Lívia Barbosa e de Marina Alcântara, figurinista de Malhação (TV Globo).
Nicewonger enfatizou o impacto que a moda exerce nas tribos regionais e como é possível criar conexões através dela. “Moda é um fenômeno. Distinguecomunidades mostrando a individualidade de cada lugar e a influência que exerce sobre o mundo, como forma de expressão, valor e significado.”
A estudante de moda Bianca Ramos, o blogueiro Guilherme Cury e o ilustrador Renato Ribeiro concordam que a inspiração é o que move a moda, assim como sua personalidade. “Moda é isso, é o império do efêmero” , finaliza Lívia Barbosa.
Carolina Gomes (2º semestre)