Desde o dia 10 de maio, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo exibe a 12ª edição da exposição Maio Fotografia no MIS. Ela conta com uma série inédita do fotógrafo Sebastião Salgado, sobre os 50 anos da Revolução dos Cravos, além de trabalhos de diversos outros fotógrafos renomados, como Sérgio Poroger e Gabriel Chaim, além de curadorias do Acervo MIS e da coleção Allan Porter. A exposição foi criada há 12 anos , com intuito de apresentar obras de artistas que fundamentaram o desenvolvimento da linguagem fotográfica desde o século passado, no Brasil e no mundo.
O museu foi organizado conforme a divisão das séries fotográficas. O primeiro andar foi designado para as exposições “50 anos da Revolução dos Cravos em Portugal” de Sebastião Salgado, “10 Anos de Guerras Sem Fim” de Gabriel Chaim e “Como a História Foi Contada” da Coleção Allan Porter. Já o segundo andar concentra as apresentações “Mulheres na Frente e Por Trás das Câmeras” do Acervo MIS e “Uma Rua Chamada Cinema” de Sérgio Poroger.
Inédita, a coleção fotográfica de Sebastião Salgado em comemoração aos 50 anos da Revolução dos Cravos foi exposta pela primeira vez e contou com diversas imagens do momento da revolução e da situação de Portugal após o movimento. O ambiente em que estão expostas as fotografias conta com uma ambientação musical com hinos portugueses e músicas tradicionais da época que retratavam o contexto político do país, para uma maior imersão do público.
Ainda no primeiro andar, a série fotográfica de Gabriel Chaim “10 Anos de Guerras Sem Fim” foi projetada para tornar a experiência mais imersiva para o público. Nela, paredes surradas e escombros de construção dão a intenção de criar uma ambientação de um cenário de guerra, enquanto sons de tiros e conflitos tocam ao fundo.
Chaim trabalha com fotojornalismo de guerra desde 2013 e no decorrer de sua carreira presenciou e registrou diversos conflitos globais, como as guerras na Ucrânia, Gaza, Síria, Líbia e outros. Além de exibir suas fotografias, a exposição conta também com o traje de jornalista de guerra de Gabriel.
Já a “Coleção Allan Porter” exibe diversas fotografias marcantes para a história do jornalismo que foram publicadas ao longo dos anos, reunindo os principais momentos do fotojornalismo ao redor do mundo. Allan Porter foi o editor-chefe da revista de fotografia Camera, e tinha como objetivo criar um “museu sem paredes” dedicado à arte da fotografia, conceito inovador para a época em que participou da revista (1965-1981).
Ao subir para o segundo andar, é possível encontrar a exposição “Mulheres na Frente e Por Trás das Câmeras”, composta por diversas fotógrafas selecionadas pelo Arquivo MIS. A série tem como propósito explorar a pluralidade e diversidade das narrativas femininas no âmbito da fotografia por volta de 1960 até o começo dos anos 2000.
A última série fotográfica do evento é de autoria de Sérgio Poroger e busca retratar a influência do cinema na vida e infância do fotógrafo, com foco em salas de cinemas de rua. As imagens de Poroger são repletas de cores vivas e saturadas que, de acordo com o fotógrafo, criam uma jornada visual por suas experiências cinematográficas. A saída da exposição conta com um pequeno “cinema” que passa pequenos vídeos contando as vivências de diversas pessoas e suas relações com o cinema.
Adriana Taneli afirma ter aproveitado muito o evento e que foi inicialmente atraída pela série de Gabriel Chaim, a quem vem acompanhando há anos. “Eu gostei demais também das fotos do da Revolução dos Cravos, do trabalho do Sebastião Salgado e achei também interessante essa exposição sobre as salas de cinema do Poroger, que eu não conhecia ainda”, disse Adriana. A exposição ficará disponível até o dia 30 de junho.
SERVIÇO
Exposição “Maio Fotografia no MIS 2024”
Endereço: Museu da Imagem e do Som (MIS) – Av. Europa, 158 – Jardim Europa, São Paulo, 01449-000
Quando: A partir do dia 10/05 até o dia 30/06
Horário: Terça a sextas, 10h às 19h; sábados, 10h às 20h; domingos e feriados, 10h às 18h
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
- Pagamento pode ser realizado via cartão de crédito ou pix
- Terças: ingresso gratuito, retirada apenas na bilheteria do MIS
- Quarta B3: na terceira quarta-feira do mês, graças a uma parceria com a B3, a entrada também é gratuita e retirada na bilheteria do museu
Telefone: +55 (11) 2117-4777
Site: https://mis-sp.org.br/
Email: [email protected]
Instagram: @mis_sp