Lyon e Barcelona se encontrarão novamente em final de Champions League
Compartilhar
Por: Gabriel Sanches, Giulia Vanni, Nicholas Thornton, Tatiana Hamer
A final da Champions League feminina foi definida. Barcelona e Lyon, duas das principais equipes da modalidade no cenário europeu, vão protagonizar a decisão. A partida acontecerá no próximo sábado, 21, no Allianz Stadium, estádio que pertence à equipe da Juventus, na Itália.
Na semifinal, a equipe espanhola sofreu sua primeira derrota da temporada para o Wolfsburg no jogo de volta, mas conseguiu se classificar graças à goleada na primeira partida, com um agregado de 5 a 3. Na primeira ocasião, a equipe blaugrana bateu o recorde de público em uma partida de futebol feminino no mundo, com mais de 91 mil pessoas. Já o time francês foi superior em ambos os jogos, superando as rivais do Paris Saint-Germain com um agregado também de 5 a 3.
O Olympique de Lyon e o Barcelona protagonizarão sua segunda final de Champions League na história. Na outra ocasião, que se deu em 2019, as francesas foram campeãs diante da equipe catalã. Esta é, apenas, a terceira final europeia do Barcelona na história, sendo vice para as atuais rivais e campeãs em cima do Chelsea, em 2021, com o amplo placar de 4 a 0. Já o Lyon participará da sua décima final de Champions, levantando o troféu em sete das oportunidades. A equipe francesa é a maior campeã da competição, sendo considerada a dominante europeia na modalidade.
Recentemente, o Barça foi campeão da primeira divisão feminina da Espanha, com 30 vitórias em 30 jogos. Dentre os destaques da equipe, está a atual vencedora da Bola de Ouro e melhor do mundo, Alexia Putellas, jogadora do meio de campo que veste a faixa de capitã e a camisa 11. Outras jogadoras essenciais são Asisat Oshoala, artilheira da liga nacional, Lieke Martens e Aitana Bonmatí. O time catalão é treinado pelo espanhol Jonatan Giráldez.
O Lyon lidera o campeonato nacional, que ainda não foi definido, brigando nos pontos corridos com o PSG. Apesar de ainda não terem se consagrado campeãs, a equipe está invicta na competição. Também contando com uma jogadora a nível de Bola de Ouro, Ada Hegerberg, premiada em 2018, é um dos principais destaques da equipe. A artilheira do time no campeonato é a brasileira Catarina Macario, que atua pela seleção estadunidense. As Lyonnais são treinadas pela luso-francesa Sonia Bompastor.
A partida disputada entre as atuais campeãs europeias e as maiores vencedoras da competição acontecerá às 14h do próximo sábado. As expectativas para Turim são grandes, com uma final protagonizada por dois dos maiores times da história do futebol feminino. Barcelona, conhecido como goleador e tendo apenas uma derrota na temporada, tem a chance de se redimir de 2019 e superar o Lyon, o mais experiente e dominante time da Europa.