Na tarde do dia 18 de março, a ESPM Finance, liga financeira da instituição em São Paulo, realizou uma visita ao Museu da Bolsa do Brasil (MUB3). Durante o passeio guiado, os membros do núcleo tiveram a oportunidade de conhecer o histórico e funcionamento da organização desde o seu surgimento, em 1890. O museu oferece visitas solo e guiadas, também chamadas de tours, que contam com recursos de acessibilidade – Libras ou leitura.
A estudante de Direito, Rayssa Gomes, explica que a visita ao museu é interessante para quem deseja aprender sobre economia, como ela se desenvolveu ao longo dos anos e como se comporta nos dias de hoje. “A modalidade escolhida foi o letramento financeiro, no qual conseguimos conhecer o museu de forma interativa e absorver o conhecimento de um historiador, o guia Pedro Gabriel. Interagir com o museu com certeza é a melhor parte, mesmo com pouco tempo e o museu sendo pequeno, sabemos a importância que ele tem, especialmente em leilões. Interagir com os artefatos é a melhor forma [de aprendizado].”
De acordo com Isabela Arias, aluna de Relações Internacionais, atividades práticas, como a visita à B3, são importantes para complementar o conhecimento transmitido em aulas e nas reuniões do núcleo. A estudante considera a liga uma oportunidade única de conciliar sua formação acadêmica com seu interesse pelo mercado financeiro, permitindo o desenvolvimento de habilidades analíticas. “Vejo a liga como um trampolim para minha carreira, onde poderei unir minha paixão por finanças com minha visão global, preparando-me para desafios futuros em um mercado cada vez mais interconectado e dinâmico”, complementa a jovem.
A ESPM Finance, fundada em 2019 a partir do interesse de alunos em interagir com o mercado e desenvolver conhecimentos financeiros além da grade já oferecida, é aberta para estudantes de todos os cursos. O presidente da equipe, Caio Bolles, destaca como principal objetivo da liga a educação e qualificação dos membros, criando uma base sólida de conteúdos que poderá impulsionar o futuro profissional dos participantes. Para este semestre, o representante conta que pretende incluir práticas, além de promover palestras e eventos para os integrantes da liga, abertos também para os demais alunos da faculdade.