Jornalistas da Record abrem Semana de Jornalismo
Compartilhar
Palestrantes discutiram uso das novas mídias, cuidados na apuração e a credibilidade do jornalismo
O âncora Heródoto Barbeiro, o comentarista Ricardo Kotscho e o chefe de redação Domingos Fraga, todos da Record News, foram os convidados da palestra “Record News e Record 60 anos”, que abriu a Semana de Jornalismo da ESPM-SP. Organizado pelo Centro Acadêmico 4 de Dezembro (CA4D), que representa os alunos de Comunicação Social, Jornalismo e Design da faculdade, em parceria com a Record, o evento contará com a participação de diversos profissionais da área até a próxima quinta (11).
A palestra de abertura ocorreu no auditório Victor Civita e reuniu jornalistas, professores e estudantes interessados na trajetória da cobertura noticiosa no Brasil. No entanto, houve espaço para debates sobre a credibilidade do jornalismo. “A nossa profissão é perigosa”, argumentou Fraga, que, ao ser questionado sobre o assunto, discutiu a necessidade de precisão na apuração de dados. “Uma notícia com informações equivocadas pode colocar em risco a imagem do veículo. O melhor é ter credibilidade, mesmo que o conteúdo seja publicado depois de concorrentes.”
Kotscho, que já trabalhou como secretário de Imprensa do ex-presidente Lula, foi questionado a respeito de seu artigo “A hora da verdade para Lula e o PT. “Teve gente que gostou e gente que não gostou”, minimizou. Além disso, o comentarista tratou da importância de trabalhar nas diferentes plataformas que o jornalismo oferece.
Já Heródoto Barbeiro abordou a convergência das mídias virtuais, reforçando a importância de o jornalista utilizar a tecnologia com atenção – o que demanda um uso adequado de seus recursos de conteúdo. “É preciso saber escrever, editar e apresentar, pois esses três campos estão ligados simultaneamente na rotina da profissão”, disse o âncora do Record News. Para ele, nos dias de hoje, conhecer bem apenas uma função não é o suficiente para estar em dia com a concorrência e as demandas da profissão.
Heródoto Barbeiro conta que foi Florestan Fernandes que descobriu que era mentira o caso da Escola Base.
(Vídeo produzido em tablet por Giovanna Hueb)
Fraga comenta sobre o caso da médica Virgínia Soares de Souza no jornalismo investigativo
(Vídeo produzido em tablet por Giovanna Hueb)
Os jornalistas falam sobre entretenimento e jornalismo
Ouça Fraga
[audio:http://portaldejornalismo-sp.espm.br/wp-content/uploads/2013/04/DOMINGOS-FRAGA.mp3|titles=DOMINGOS FRAGA]Ouça Kotscho
[audio:http://portaldejornalismo-sp.espm.br/wp-content/uploads/2013/04/RICARDO-KOTSCHO.mp3|titles=RICARDO KOTSCHO]Ouça Barbeiro
[audio:http://portaldejornalismo-sp.espm.br/wp-content/uploads/2013/04/Herodoto.mp3|titles=Herodoto]Paula Lerrer (2º semestre)
Giovanna Hueb (2º semestre)
Guilherme Machado (1º semestre)
Pricilla Kury Comazzetto (2º semestre)