“Hamelete – O Cordel” adapta clássico da literatura mundial à cultura brasileira
Compartilhar
As cadeiras são preenchidas, as luzes se apagam, os atores entram em cena. Hamelete é uma produção de teatro independente do Grupo Careta e ganhou o prêmio de melhor espetáculo em 2014 no Festival de Teatro Cidade de São Paulo. Apresenta uma versão de “Hamlet”, de William Shakespeare, em formato de cordel.
Dirigida por Lívia Simardi, a peça está em cartaz no Amazém Cultural SP, Rua do Cariris, 48, Pinheiros. O ingresso custa R$30 e a lotação da casa é 90 lugares. O grupo se apresenta na casa até o dia 31 de maio, sábados às 21h e domingos às 19h.
“Nós queremos conversar com o escritor, mostrar do nosso jeito que versão não é defeito, é um jeito de louvor”. Com essa frase se inicia a peça, que adapta o clássico “Hamlet” ao formato de cordel. A ideia de adaptar a peça de Shakespeare surgiu em 2004 como sugestão de um diretor da escola de teatro Macunaíma, onde Octávio Da Matta, autor, e Lívia Simadri, diretora, estudavam. O diretor gostava de literatura nordestina e sugeriu a adaptação para o cordel. Na época, Da Matta escreveu algumas partes em função das cenas que seriam feitas, mas posteriormente quis fazer a adaptação do texto na íntegra. Em 2010 levou a peça para Ariano Suassuna, dramaturgo, que fez sugestões, e em 2014, Lívia inscreveu o grupo no Festival de Teatro Cidade de São Paulo.
A peça teve grande aceitação do público: depois de ganhar o prêmio de melhor espetáculo em 2014, o grupo a apresentou no Teatro União e teve a temporada no Armazém Cultural, que seria até 29 de março, estendida até o dia 31 de maio devido ao sucesso. Patrícia Pilhares, produtora, acredita que a questão da cultura brasileira e da comédia na peça faz o público se sentir mais à vontade. “O Hamelete traz uma leveza, não mudou nada a estrutura do enredo, mas deixa mais leve, com comédia”. Outro diferencial da peça é o uso de atores para papéis femininos. “Isso conquistou a plateia que não está acostumada com teatro. E quem está, acha diferente”, disse a produtora.
O elenco do Grupo Careta é composto por Alberto Vizoso, Lívia Simardi, Luizinho Beltrame, Marcelo Jacob, Patricia Palhares, Octávio da Matta e Yves Carrasco. Mais informações do grupo e das apresentações podem ser encontradas em sua Página do Facebook (https://pt-br.facebook.com/grupocareta) e no site oficial (http://www.grupocareta.com/).
Helena Bonamico (1º semestre)