Exposição mostra Buenos Aires pelo olhar de jovens repórteres
Compartilhar
A exposição fotográfica Entre as fronteiras de Buenos Aires será encerrada nesta segunda-feira, 26, na ESPM-SP. A mostra reúne 40 fotografias entre 2012 e 2015 durante a realização do programa Jornalismo Sem Fronteiras, e está organizada em quatro eixos temáticos: mobilidade urbana, estética da cidade, marcas da história e o verde no convívio urbano.
As imagens procuram mostrar um lado peculiar da capital argentina, a partir do olhar de jovens repórteres, e não somente os tradicionais pontos registrados pelos turistas. O jornalista Clóvis Rossi, que trabalhou como correspondente na Argentina e esteve na inauguração da exposição, ressaltou ao jornal Folha de S. Paulo que é difícil conseguir mostrar toda a complexidade de Buenos Aires em apenas 40 fotos, mas que as imagens conseguiram expressar um pouco deste universo.
Participante da 4ª edição do Jornalismo Sem Fronteiras, realizado em julho desse ano, a estudante de jornalismo Letícia Teixeira, 19, também esteve presente no primeiro dia da mostra. Para ela olhar as fotos foi como relembrar cada momento do programa e o trabalho por trás dos cliques. “Na foto que mostra um dos ônibus da cidade lembro que estava ao lado da fotógrafa e recordo perfeitamente o momento da foto, e o cuidado e trabalho que ela teve para capturar essa cena”. Letícia completa dizendo que antes de participar do programa tinha visitado Buenos Aires uma vez durante quatro dias, mas que durante os dez dias do programa olhou para a capital de um jeito diferente: “Meu olhar estava mais aguçado e pude sentir a cidade de outra maneira, reparando em detalhes que antes passaram despercebidos”.
Um dos objetivos da mostra é apresentar Buenos Aires para quem nunca esteve por lá e, para quem esteve, mostrar a cidade de um ângulo diferente. Maria Elisabete Antonioli, coordenadora do curso de jornalismo da ESPM, diz que esse objetivo foi alcançado: “As imagens mostram muito bem o que representa a cidade. Já conheço Buenos Aires e ao ver as fotos foi como relembrar os momentos que estive lá”.
As fotos ficarão expostas na ESPM-SP até o dia 26 de outubro, e o espaço fica aberto para visitação o dia todo. A Escola Superior de Propaganda e Marketing fica na Rua Álvaro Alvim, número 123, na Vila Mariana.
Da redação (com informações de Deborah Rezaghi, FSP)