Discussão sobre jornalismo científico encerra segundo dia de evento
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Palestrantes demonstraram a importância de tratar de ciência junto à sociedade – Foto: Reprodução/TV Joca
Maria Vitória Noleto e Vicente Ricardo (1º semestre)
O segundo dia – 30 de novembro – da Semana da Imprensa, realizada pelo Jornal Joca em parceria com o curso de Jornalismo da ESPM-SP, terminou com a mesa Ciência na Mídia, iniciada às 15h45 e que enfatizou a importância de discutir assuntos científicos na atualidade.
Os participantes foram Isis Diniz, coordenadora de comunicação do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), e Marco Farias – conhecido como Marco Marx –, criador do podcast Alô, Ciência?. A mediação foi de Luis Felipe Feitosa, estudante de Jornalismo da ESPM-SP.
No auditório da unidade Álvaro Alvim da ESPM, alunos do 8º ano dos colégios Sidarta e Stocco acompanharam presencialmente a discussão, também transmitida pelo YouTube. Eles fizeram perguntas sobre vários temas, incluindo a Covid-19, e sobre como os jornalistas do ramo científico lidaram com tanta informação nova sobre um vírus até então desconhecido.
A estudante Júlia Fonseca, de 14 anos, questionou se houve disputas de narrativa, entre os jornalistas especializados, a respeito da eficácia da vacinação. Diniz explicou que, na ciência, há coisas muito bem definidas, e uma delas é a questão da vacinação. “Com os estudos dos laboratórios e o resultado de eficácia, havia um consenso entre os jornalistas de ciência de que a vacina era importante, principalmente por terem acesso a especialistas para entender a situação”.
Ambos os palestrantes mencionaram o cuidado em abordar e produzir esse tipo de conteúdo que circula na mídia e a responsabilidade dos jornalistas em não espalhar desinformação.
Ciência e política – Ao falar sobre o podcast Alô, Ciência?, Farias explicou que sua preferência é tratar de assuntos relacionados a políticas púbicas. “Quando nós fazemos um material desse tipo, fica mais claro para as pessoas por que a ciência é importante na vida delas, mesmo que elas não sejam cientistas”, justificou.
O registro da mesa, em vídeo, pode ser acessado no canal TV Joca no YouTube.