CARREGANDO

O que você procura

Geral Notícias

Com ressalvas, usuários aprovam o novo iOS 15

Compartilhar

Guilherme Zaguini (2º semestre)

Na segunda-feira (20), a Apple lançou a nova versão do software mais popular do mundo, o iOS 15, presente em iPhones e iPads. Depois de uma semana recheada de lançamentos de novos produtos, a empresa norte-americana surpreendeu seus usuários com a atualização.

O sistema operacional já havia sido apresentado pela empresa em junho, durante o evento de desenvolvedores Worldwide Developers Conference (WWDC), que tem o objetivo de criar novas possibilidades e incentivar os programadores e criadores de aplicativos a aprimorarem seus sistemas com novos recursos, exclusivos do ecossistema Apple.

Para acompanhar os novos iPhone 13, novas tecnologias foram introduzidas para deixar ainda mais completa a experiência dos usuários. Uma das principais mudanças aconteceu no aplicativo de câmera, que agora consegue identificar textos, tendo a possibilidade de copiá-lo facilmente, ou pesquisar e até mesmo traduzir um cardápio instantaneamente, por exemplo.

Foto: Apple / Reprodução

As diferenças foram mínimas, mas que no dia-a-dia fazem muita diferença. A nova interface de agrupamento de notificações foi bola certa, tendo em vista que muitos usuários relatavam ter o conteúdo das notificações ocupando muito espaço no display.

Um dos recursos mais interessantes apresentado é o SharePlay, que permite com que os usuários, não só de iPhone, iPad ou Mac possam se comunicar por vídeo via FaceTime (aplicativo nativo de chamadas de áudio ou vídeo), compartilhar músicas, assistir a um filme simultaneamente ou apenas compartilhar a tela para executar tarefas em grupo.

Usuários que optaram por atualizar e ter acesso às novas tecnologias, mostraram-se empolgados com os recursos, mas, além do novo modo de notificações, essas mudanças não se traduzem no uso diário. A baixa duração da bateria também foi comentada.

“Achei o design mais ‘clean’, mas não foi uma mudança revolucionária ou um dos destaques da atualização. Fiquei muito empolgado com a repaginação do FaceTime, antes muito limitado, e confesso que estou ansioso para assistir um filme com amigos”, relata o estudante de 18 anos, Paulo Orias.

Já Júlia Monteiro, também estudante, diz que não ficou satisfeita com a nova atualização: “Esperava mais, principalmente pela Apple ter criado muita expectativa. As notificações estão melhores, já o reconhecedor de texto é invisível, não tive alguma situação para usar e, de modo geral, não vi grandes mudanças. Até percebi que a bateria do meu celular está durando menos”.

“Achei a atualização desnecessária, mas admito que gostei das novas notificações. Também achei que o leitor de texto pode me ajudar em muitas coisas, mas o que me desapontou foi a questão da bateria durar menos que antes”, contou Luiza Torres, alegando também ter tido problema com a bateria.

Para Andressa Sachi, o destaque é para “o novo design minimalista e as notificações que não ocupam mais tanto espaço na tela”. Andressa destacou ainda como ponto positivo o reconhecedor de texto da câmera, apesar de não saber ainda como usar, mas avalia que pode ser muito útil quando estiver lendo algum texto e gostar de algum trecho que queira salvar. “As mudanças não foram muito significativas, mas fiquei super feliz em saber que agora vou poder assistir filmes por ligação de vídeo, com alguém que não tenho como ver pessoalmente”, finaliza.

A nova versão do sistema operacional está disponível para todos os aparelhos Apple a partir da versão 6s do iPhone.

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Conteúdo relacionado