No último dia 29 de abril, o jornalista esportivo Benjamin Back visitou a ESPM-SP para a participação de um podcast. O evento integrou o projeto PodJor, parte da oficina de jornalismo esportivo promovida pela professora Patrícia Rangel, no Centro Experimental de Jornalismo da ESPM-SP. A iniciativa oferece aos participantes a oportunidade de entrevistar profissionais da área esportiva e vivenciar os bastidores de uma gravação. O jornalista Celso Cardoso, da 105 FM e Paramount +, também participou como entrevistador, ao lado de um estudante do segundo semestre de Jornalismo.
Ao longo de sua carreira, Benjamin se destacou como âncora da Fox Sports Brasil, onde apresentou o programa Fox Sports Radio. Atualmente, comanda o Arena SBT e o DominGOL com Benja, na CNN. Durante o podcast, ele falou sobre sua transição da televisão para o YouTube com o projeto Canal do Benja: “Fiquei seis meses estudando para fazer minha transição para o digital. Eu investi, tenho estúdio, equipe, produção. Estou transmitindo jogos no meu canal”, explicou.
O comunicador também mencionou as recentes transmissões realizadas após adquirir os direitos de imagem do Campeonato Paraense e da Copa Verde, torneio disputado por equipes das regiões Norte e Centro-Oeste. Ele revelou ainda a intenção de transmitir mais competições no futuro. Benja comentou sobre o costume entre jornalistas esportivos de não revelarem seus times: “Eu não nasci apresentando programa. Se eu fui trabalhar com futebol, é óbvio que eu tenho um time. Se eu nasci na cidade de São Paulo, é óbvio que eu torço para um dos quatro — Corinthians, Palmeiras, São Paulo ou Santos.”
Além disso, destacou como o jornalismo esportivo mudou com o advento do mundo digital, onde os torcedores buscam conteúdos produzidos por pessoas que compartilham da mesma paixão clubística.
Ao final da gravação, os dois jornalistas concederam entrevistas ao Portal de Jornalismo e deram conselhos aos estudantes interessados em seguir carreira na área esportiva. Celso Cardoso recomendou que os alunos estudem bastante para dominar os temas que pretendem abordar. Já Benjamin Back aconselhou: “Sejam criativos. Não tentem imitar ninguém, tenham coragem de usar sua criatividade. A pior coisa que pode acontecer para um profissional é querer se espelhar no outro”, ressaltou.
O estudante Nickolas Vilela Dias, que apresentou o programa ao lado de Celso, comentou sobre a experiência: “Achei muito interessante. Foi uma entrevista que agregou muito ao nosso podcast”. Ele finalizou, ressaltando o quanto valoriza as oportunidades oferecidas pelas oficinas, que permitem aos alunos enriquecerem seus currículos com experiências práticas.