Apreciadora traz dicas sobre o café e afirma que a bebida pode ajudar estudantes
Compartilhar
O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo. Seu preparo varia de acordo com a cultura de cada país, o que aumenta sua variedade e agrada todos os gostos. Devido a sua alta popularidade, o café é tema de diversas pesquisas que o relacionam à saúde.
Estudo realizado na London School of Hygiene and Tropical Medicine provou que a cafeína ajuda a melhorar a memória e a concentração das pessoas, assim como minimiza possíveis erros por falta de atenção, seja no trabalho ou na escola. Em decorrência disso, é recomendado o consumo de café para estudantes de todas as idades.
O bairro Vila Mariana abriga uma variedade de cafeterias, como o Fran’s Café, a Andaluza, o Café Paris e o Café Literário Club. A proprietária deste último estabelecimento, Ruth Cibils, é apreciadora da iguaria e fala sobre o efeito da bebida. Além disso, traz dicas de como fazer um bom café. Confira a entrevista.
Portal de Jornalismo ESPM-SP: Você concorda que o café possui poder revigorante, que é capaz de ajudar estudantes na concentração e nos estudos?
Ruth Cibils: Com certeza, mas acredito que isso não seja uma regra. É fato que o efeito da cafeína é estimulante. Hoje, os estudos científicos já comprovam que ajuda na concentração e atenção dos estudantes. Porém, ela age diferente em determinadas pessoas. Eu tenho amigas que não podem tomar café depois das 5h da tarde porque não conseguem dormir. Comigo, já acontece o oposto.
PJ ESPM-SP: Qual o melhor momento do dia para tomar café?
RC: Para as pessoas que percebem o efeito da cafeína, é ideal tomar logo cedo, para que fiquem mais dispostas durante o dia. Mas eu acredito que seja ideal no fim de cada refeição. É como se o café finalizasse aquele momento relaxante e desse energia para recomeçar a fazer outras coisas.
PJ ESPM-SP: Qual o melhor acompanhamento, um doce ou um salgado?
RC: Os doces definitivamente acompanham melhor. Mas não podem ter muito açúcar para não encobrir o sabor do café e deixá-lo amargo. Outra ótima combinação é o chocolate amargo, que, por não ser muito doce, não interfere no paladar. Uma dica é colocá-lo dentro da xícara. O sabor fica ótimo! Porém, bolos, biscoitos, broas ou bolachas também combinam perfeitamente.
PJ ESPM-SP: O que é preciso para fazer o café ideal?
RC: Para fazer um café ideal é preciso, em primeiro lugar, um bom pó. O melhor é o café moído na hora, mas para fazer em casa é preciso escolher uma boa marca. Um fator extremamente importante – e que poucos sabem – é não deixar a água ferver. Quando isso acontece, ela perde seu oxigênio e altera o sabor do café. Então, quando a água começar a formar bolhas, já desligue e coe. Outra informação importante, é que o café tem validade de 20 minutos. Depois desse tempo, ele começa a oxidar e pode causar desconforto em quem ingeri-lo. Quando isso ocorre, fica mais escuro, denso e seu cheiro fica diferente. Portanto, tente não optar por garrafas térmicas. Faça somente a quantidade de café que irá consumir. Se quiser deixar a bebida mais requintada, é bom escaldar a xícara com água quente, assim ele não esfria.
SERVIÇO Café Literário Club Rua França Pinto, 97, Vila Mariana Telefone: (11) 3876-6509 Fran’s Café Rua Rio Grande, 631, Vila Mariana Telefone: (11) 5083-1550 Andaluza Rua Álvaro Alvim, 153, Vila Mariana Telefone: (11) 5539-7962 Paris Café Rua Domingos de Moraes, 1364, Vila Mariana Telefone: (11) 5572-5178
Giovanna Vieira (2° semestre)