Feiras livres preservam tradição

Share

Os comerciantes que promovem seus produtos, a senhora que pechincha melhores preços, a relação de amizade entre vendedores e fregueses. As feiras livres estão presentes nas ruas de São Paulo desde meados do século XVII. Segundo informações disponíveis no site da Prefeitura Municipal, precisamente de 1687 até os dias de hoje, essas feiras movimentam os bairros paulistanos.

Na Vila Mariana, região da zona sul da capital, não é diferente. Ao todo, são seis feiras espalhadas pelo bairro. Na feira da Praça Gandavo, nas imediações da rua Napoleão Barros, por exemplo, a freguesa Maria Helena segue uma tradição familiar. “Minha família, pelo que eu me lembro, sempre comprou nesta feira”, diz. Ela explica que prefere fazer compras ali por considerar a qualidade dos produtos melhor em relação àquela encontrada em supermercados.

Apesar do que pensa Maria Helena, o feirante Jessé Santana acredita que os supermercados foram responsáveis pela redução do número de fregueses das feiras livres. “Os feirantes que estão aqui há mais tempo dizem que, nos últimos anos, o número de fregueses diminuiu bastante”, diz Jessé.

Ele afirma que essa diminuição se deve à presença de estabelecimentos de médio e grande porte, que estão em todo lugar, competindo com as feiras. “Os sacolões também nos atrapalham bastante”, reconhece.

Pastéis

Queijo, carne, frango com catupiry ou prestígio. Outra referência quando se fala em feiras livres paulistanas são as bancas de pastel. “Não tem nada melhor que o pastel da feira. Sempre que posso, venho almoçar aqui”, confessa Thiago Martini, que trabalha próximo à feira da rua Eça de Queirós, também na Vila Mariana.

Sérgio Kazuo, proprietário de uma das bancas de pastel, afirma que desde quando começou a trabalhar na feira com seu pai, nunca percebeu queda no número de clientes que frequentam seu estabelecimento. Por conta disso, ele afirma não acreditar que a feira esteja perdendo sua força e ressaltou o carinho que, segundo ele, as pessoas nutrem por esse tipo de comércio ao ar livre.

No bairro da Vila Mariana podem ser encontradas feiras livres quase todos os dias. As exceções são as quintas e os domingos. Nos demais dias, as feiras começam às 7h30 e encerram as atividades por volta de 12h30.

 

Serviço: Feiras na Vila Mariana

 
Terça-feira
Feira Mirandópolis: Rua Afonso Celso
 
Quarta-feira
Feira Ambrosina: Rua Eça de Queirós
Feira Indianópolis: Alameda Agostinho Rodrigues Filho
 
Sexta-feira
Feira Gandavo: Praça Gandavo e Rua Napoleão Barros
Feira Vergueiro: Rua Conceição Veloso
 
Sábado
Feira Joaquim Távora: Rua França Pinto

 

Thobias Marchesi (1º semestre)

2 Comments

Daniela Ribeiro 14 de maio de 2012 - 11:37

Texto bem escrito, conteúdo interessante e informativo. Gostei muito!

Uma Vila que cresce cheia de histórias | Portal dos alunos de Jornalismo da ESPM – SP 5 de junho de 2012 - 20:14

[…] de história. O bairro proporciona entretenimento de qualidade e gratuito. O SESC Vila Mariana e as feiras livres, que acontecem regularmente, são exemplos de lazer que a população pode encontrar. Além disso, […]

Post Comment