Café filosófico oriental: VM abriga refúgio e escola confucionistas

Share

Além de livraria e café, lugar tem missão voltada para imigrantes que seguem a religião. Foto: Renata Geraldo.

Santo Confúcio Associação da Cultura e Educação é um lugar pequeno em meio ao comércio da Vila Mariana e sua parte externa camufla seu interior único. Cheio de livros em mandarim e com um café ao fundo, o real objetivo do lugar é muito mais interessante que aparenta: a perpetuação do confucionismo no Brasil, de modo que as próximas gerações de imigrantes não esqueçam suas origens culturais.

A livraria tem parceria com a Escola Santo Confúcio, também na Vila Mariana, atraindo várias famílias chinesas e taiwanesas que, pela primeira vez, têm um lugar próprio para convívio cultural. O lugar oferece também workshops e palestras sobre Confúcio, onde os palestrantes usam os escritos taiwaneses sobre Confucionismo como base por serem os mais tradicionais, considerados ortodoxos por aqueles que seguem a religião.
Liang Yi Ning, funcionária, tem 24 anos e veio com seis de Taiwan para o Brasil. Apesar de já estar há 18 anos no Brasil, diz não estar adaptada à cultura brasileira nem à língua. “Temos livros de história, literatura, infantis, todos importados da China”, afirmou, com sotaque forte.
Já Kenin Chiel, 28 anos, explica que, diferentemente dos japoneses que já trocaram suas tradições pelos costumes dos países de destino, não quer que os taiwaneses e chineses confucionistas esqueçam suas matrizes. “Assim como nos Estados Unidos, em que nossa cultura já está impregnada e faz parte do cotidiano do americano comum, queremos que a nossa se perpetue aqui também”.
Além disso, Chiel também comenta que muito que sua cultura foi perdida pela Revolução Cultural da China em 1966. “As letras do mandarim, cujos desenhos eram relacionados a elementos da natureza, perderam muito seu significado quando Mao Tse Tung simplificou a linguagem. Não queremos perder mais da nossa cultura”, disse.

Confucionismo

Além de uma filosofia, o Confucionismo envolve ética social, ideologia política, tradição literária e, como é mais conhecido, uma religião, criada por Confúcio (Kung Fu Tzu) no século VI a.C.. O principal objetivo é a busca pelo Tao, que seria o caminho para uma vida equilibrada entre as vontades materiais e as do céu.

O Confucionismo foi duramente combatido por Mao Tse Tung durante a Revolução Cultural Chinesa com o argumento de ser reacionário. Contudo, se calcula que, mundialmente, 6,5 milhões de pessoas sigam a religião.

Serviço

Santo Confúcio Associação da Cultura e Educação
Rua Joaquim Távora, 671 – Vila Mariana
Telefone: (11) 5084-2232
Horários de atendimento: terça a sábado, das 9h às 17h
Aberto a todos os públicos

Escola Santo Confúcio
Rua França Pinto, 212 – Vila Mariana
Telefone: (11) 5579-2229
Horários de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h

Renata Geraldo (2o semestre)