Alunas de jornalismo da ESPM-SP criam projeto empreendedor

Meninas do Pechincha Is The New Black discutem diferentes temas em vídeo gravado no carro (Foto: Pechincha Is The New Black)

Ditar e seguir tendências sem gastar muito nunca esteve tão na moda. Essa é a proposta empreendedora das alunas de jornalismo Bárbara Santucci, Carolina Leal e Giovanna Spilborghs.

Apaixonadas por moda, as estudantes da ESPM-SP criaram o projeto Pechincha is The New Black, desenvolvido a partir de um trabalho com proposta “crossmedia” sugerido em uma disciplina do primeiro semestre do curso.

De início, o Pechincha abordava apenas três mídias: Instagram (@pitnewblack), Facebook e YouTube!, com a intenção de reproduzir looks tendência a baixo custo. Com o tempo, o projeto cresceu e atualmente as alunas elaboram não só conteúdos de moda, mas também de culinária, viagens, beleza e comportamento.

A página do Facebook conta com mais de 1,3 mil curtidas e um dos vídeos produzidos alcançou mais de 16 mil visualizações. Recentemente, as estudantes lançaram um site para o Pechincha, em que publicam matérias de autoria própria e divulgam seus vídeos do YouTube.

“Espero que o Pechincha atinja um grande número de pessoas, para que se conscientizem de que estar na moda não é sinônimo de gastar muito”, diz Giovanna Spilborghs. Para ela, o blog é a concretização de um sonho.

As meninas buscam as novidades das marcas, recriam looks, gravam os vídeos e ainda precisam conciliar tudo isso com a faculdade e a vida social. “É difícil, porque são várias plataformas. Além do blog, que precisa de matéria exclusiva todos os dias, tenho que editar os vídeos”, conta Carolina Leal, que sempre teve o desejo de ter um portal onde pudesse expor suas dicas e pensamentos.

Para Bárbara Santucci, é complicado lidar com a câmera. “Prefiro a parte da redação. Sinto-me intimidada”, diz, bem-humorada.

O Pechincha is The New Black é um dos três projetos aprovados no EmpreendaJor, oficina da ESPM-SP que dá suporte a iniciativas empreendedoras dos alunos de jornalismo. Com o auxílio de professores, as alunas estão estruturando e profissionalizando ainda mais o projeto.