“Mulher e o Mundo” aborda desafios do gênero

A tatuadora Larissa Di-Nardo, durante palestra da Semana da Mulher. Foto: Jessica Roque

Maria Travalin e Sophia Prates – 1º semestre

Ao longo dos dias 4 a 7 de Março, o Centro Acadêmico (CA), a ESPM Social e o Diretório Acadêmico (DA) promoveram ações em prol do Dia Internacional da Mulher, no campus Álvaro Alvim na ESPM-SP. A edição teve como tema “A mulher e o mundo”, abordando desafios enfrentados pelo gênero em sociedade, empreendedorismo, saúde corporal, aulas de defesa pessoal e feiras diversas. Além disso, as entidades organizaram uma campanha de arrecadação solidária, recolhendo itens de higiene pessoal para o Instituto Mães de Coração. A semana contou com workshops e atividades variadas que integraram os estudantes.

No primeiro dia (4), das 14h30 às 16h, no auditório Victor Civita, a advogada e professora de direitos humanos Mayra Cardozo, e Luiza Lucci, influencer fitness e estudante de Direito, ministraram palestras focadas na representatividade feminina no mercado de trabalho. Na terça-feira (5), Laura Amaral, gerente de marketing da Clinique, compartilhou sua bagagem sobre moda e na maquiagem, além de contar com a parceira de Willians Santos, maquiador, em um masterclass de skincare no mesmo local.

Na quarta (6), das 9h às 20h, a programação contou com uma feira que celebrou o empreendedorismo feminino, ao vender peças originais e artesanais de mulheres, como crochê, artes, velas, joias, roupas e acessórios. Às 14h, a tatuadora Larissa Di-Nardo falou sobre sua trajetória pessoal e profissional, abrindo espaço para um bate-papo com os alunos presentes.

No último dia (7), foi dada uma aula de defesa pessoal às 14h30 na Quadra Velha da ESPM-SP, focando em cenários hipotéticos para o cotidiano. Às 16h30, Luiza Carísio, instrutora e terapeuta holística, promoveu uma sessão de yoga dirigida e meditação no estúdio 4 do bloco C.

Ao final do evento, as entidades organizadoras agradeceram ao público presente nos eventos e detalharam o conceito por trás do projeto. “Trouxemos diversas palestras e workshops para alimentar ainda mais o aprendizado e conscientização sobre o assunto”, segundo mensagem conjunta via post no Instagram.

Encorajar mulheres

Como grande destaque da semana, Larissa Di-Nardo, fundadora do Estúdio Espaço Zen, acredita ter levado para os jovens a crença de que uma mulher pode se destacar no cenário de tattoo e piercing, principalmente por ser independente e ter um estúdio direcionado só para mulheres: “um dos pontos que considero mais importante é a minha liberdade religiosa, de ser quem eu sou e trabalhar concomitante ao estúdio essa questão da religião”, afirma.

Em relação ao público presente, Larissa diz ter achado sensacional: “Acho (que a Semana) encoraja as garotas que têm vontade, o que são muitas, a seguir o que querem”. Juntamente a isso, sente também um feedback positivo, uma pauta necessária e um bate-papo encorajador. “A minha presença no movimento feminino atual é de encorajar mulheres a seguir em frente, inovar e evoluir como pessoas, nas mudanças em geral”, conclui.

Serviço:

Página do Instagram das entidades organizadoras:  @espmsocial; @ogroca4d; @guerreiro_dagr

Perfil do Instituto Mães de Coração: @projetomaesdecoracaosp