“Criativa Idade” é o novo curso da ESPM-SP para idosos

Idosos na quarta oficina do curso Criativa Idade na ESPM Foto: Matheus Martins

Idosos na quarta oficina do curso Criativa Idade na ESPM Foto: Matheus Martins

O curso Criativa Idade da ESPM-SP é voltado para pessoas a partir de 60 anos, com o objetivo de promover inclusão social e desenvolvimento da criatividade entre o grupo de idosos, além de proporcionar o contato com a ciência, autoconhecimento e novas experiências.

As aulas são aplicadas de forma teórica e prática, alternadas com laboratórios realizados em diversos espaços da Escola. O programa de ensino está dividido em quatro oficinas. A primeira consiste em atividades em estúdios para produção de registro audiovisuais e fotográficos. A segunda será realizada no laboratório de informática, visando a elaboração de banco de dados, uso de redes sociais e organização do material construído na oficina anterior.

Já a terceira oficina está voltada para o letramento digital com atividades na ludoteca, com jogos de estratégia e uso do videogame, realizados para a ativação das funções cerebrais. A quarta envolve a oficina de teatro com o grupo Tangerina, para o desenvolvimento da criatividade, improvisação e interpretação. Os produtos e serviços elaborados pelos idosos serão disponibilizados às crianças de uma ONG.

“Todos os desafios foram aceitos e encarados. Eles trouxeram novas perspectivas para o curso, além de muitas ideias voltadas à sustentabilidade, meio ambiente e humanização”, disse Jane Ribeiro uma das responsáveis pela realização do projeto.

O curso tem a duração de aproximadamente um mês e acabará no dia 9 de setembro, sempre às quartas e sextas-feiras no período das 14h às 17h. As aulas são gratuitas e não há custo para inscrição. Há uma van que leva os alunos da estação Vila Mariana do metrô à ESPM-SP e o número de vagas é limitado.

Roberto Soares e Renato Moreira são alunos do curso. Renato afirma que as oficinas lhe proporcionaram realizações por conta das novidades. “Além da convivência das pessoas que têm o mesmo interesse, o curso nos amplia a visão para experiências que eu não teria o contato”, disse Roberto.

As inscrições são realizadas apenas pela internet, através do site da ESPM-SP. Há previsão de ter mais um curso para o final desse e ano e mais um para o semestre que vem.

Aposentadoria e terceira Idade

O curso Criativa Idade é uma das muitas possibilidades para os aposentados. Marlene Lervolino, de 78 anos e aposentada realiza uma série de atividades durante a semana para ocupar o seu tempo. Além de passar um tempo com o seu netinho, ela se dedica a uma série exercícios.

Marlene pratica hidroginástica, corridas e há alguns meses frequentava uma faculdade para a terceira idade. Ela disse que lhe fez muito bem, pois pôde obter experiências, conviver com novas pessoas e ainda aprender sobre os temas atuais.

“A terceira idade me trouxe foi o bem-estar e a possibilidade de eu poder realizar novas atividades”, diz Marlene, ao falar dos benefícios que a aposentadoria lhe proporcionou.

Muitos idosos aproveitam a aposentadoria para realizar cursos, atividades e praticar exercícios. Aproveitam o tempo, melhoram sua qualidade de vida e buscam novas realizações.