Templos Religiosos – Templo Expiatório da Sagrada Família

Share

Derick Toda – (2º semestre)

A arquitetura modernista de Antoni Gaudí é o monumento mais visitado da cidade de Barcelona, na Espanha. Estamos falando do Templo Expiatório da Sagrada Família ou mais conhecida como Igreja católica Sagrada Família. Sua construção foi iniciada no dia 19 de março de 1882, e a princípio ela tomaria um estilo gótico, mas no ano seguinte Gaudí assumiu a obra rearranjando-a por completo. A igreja carrega o termo “Expiatório” devido a sua construção provir de arrecadações por meio de bilhetes de visitações e por doações.

Devido a muitas paralisações em sua obra causadas, por exemplo, como a guerra espanhola entre 1936 a 1939, além de outros eventos, o monumento se encontra incompleto. Gaudí infelizmente teve uma morte precoce, ele veio a falecer vítima de um atropelamento no ano de 1926, ou seja, ele pouco pode observar de sua construção. Em seu projeto almejava construir 18 torres, porém só oito delas estão finalizadas.

As torres possuem um significado especial baseado na religião cristã. Doze das torres são homenagens aos Apóstolos, quatro aos Evangelistas, uma à Virgem Maria e a última, a maior de todas, dedicada a Jesus Cristo.

A obra espanhola tem previsão de término no ano de 2026, ano em qual marca o centenário da morte de Antoni Gaudi.