Templos Religiosos – Basílica de San Marcos

Share

Isabella Nobre Tezzi – (2º semestre)

A Basílica de San Marcos, localizada na Piazza de San Marcos, em Veneza, é o templo religioso mais importante da cidade. A basílica é um dos melhores exemplos do estilo arquitetônico bizantino que foi utilizado para representar a prosperidade e o poder da República de Veneza. Sua fachada norte, com vista para a Piazzeta dei Leoncini inclui a famosa Porta das Flores, enquanto sua fachada sul, virada para o Grande Canal, possui dois pilares conhecidos como Pilastri Acritani.

O templo deveria ser, originalmente, uma extensão do Palácio Ducal e foi construído para abrigar o corpo do apóstolo São Marcos Evangelista, trazido de Alexandria. Sua construção, portanto, começou em 828 d.C. e foi concluída em 832 d.C. No entanto, sua basílica foi construída apenas 1063, quando o estilo bizantino foi escolhido para compor sua arquitetura.

A basílica sofreu diversas alterações ao longo dos anos, ganhando algumas características da arquitetura gótica, como seus arcos pontiagudos e os mosaicos da fachada principal. Ela, ainda, tornou-se catedral de Veneza em 1807 e hoje é o centro da vida pública e religiosa da cidade, além de ser ponto de interesse histórico o que a faz receber milhares de visitantes por ano.

Seu interior é dominado pela cor dourada além dos milhares de mosaicos que compõem a beleza do lugar. As imagens da cúpula principal são datadas do início do século XIII e representam o Novo testamento. Além disso, sob o altar da igreja, encontra-se o corpo de São Marcos, sustentado por quatro pilares de alabastro e mármore. Ainda há um museu da basílica, que pode ser visitado, onde se pode observar as esculturas originais dos cavalos de São Marcos.

Por ser uma das catedrais mais bonitas da Europa e de todo o mundo, por conta da mesclas de estilos arquitetônicos que ela apresenta hoje em dia, a Basílica de San Marcos é um ponto turístico muito visitado na cidade de Veneza. No entanto, como Veneza é uma cidade rondada por diversos canais, enchentes podem acontecer e prejudicar o passeio pela basílica, como aconteceu em 2019, quando ela precisou ser fechada, após a pior enchente, em 50 anos, da cidade.

A Basílica de San Marcos, por fim, é um lugar lindo, encantador, repleto de histórias e artes, além de ser um dos pontos mais importantes da linda cidade de Veneza.