SP 468: Itaú Cultural

Foto mostra a entrada do Itaú Cultural, Av. Paulista

Share

Karina Lopes – (2º semestre)

Karina Lopes – (2º semestre)

O Itaú Cultural foi inaugurado em 1987 na Avenida Paulista, no 15° andar do Edifício Sul-Americano. Foi projetado pelo arquiteto e urbanista Ernest Roberto de Carvalho Mange. O sucesso do projeto foi tão visível que em 1985 foi inaugurado o Edifício Itaú Cultural no número 149, também da Avenida Paulista, elaborado por Vladmir Tadeu Saturni.

Atualmente, o prédio conta com 5 andares abertos ao público, sendo que os dois últimos são para exposição fixa, o chamado Espaço Olavo Setubal. A mostra apresenta obras relacionadas à história do Brasil, desde o período pré-colonial até o período republicano. Nela é possível encontrar gravuras, obras, cópias originais de livros clássicos e documentos oficiais assinados por ex-presidentes. Um dos ícones do espaço é a escadaria que liga os andares dedicados a Olavo Setubal, ela está localizada em frente a um painel com retratos da fauna e flora brasileira e é considerada muito instagramável.

O Itaú Cultural é considerado um grande mantenedor da cultura nacional. A própria instituição afirma que dentre seus objetivos estão democratizar o acesso às artes e preservar aspectos culturais brasileiros. A entrada é gratuita.