SP 468 – Estação Pinacoteca

Share

Marcelo Firpo Musumeci Júnior – (2º semestre)

A Estação Pinacoteca começou a ser construída no ano de 1908 ao lado da estação Julio Prestes, sendo inaugurada em 1914. Foi projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo que foi responsável por muitos dos edifícios icônicos de São Paulo, como por exemplo o Teatro Municipal.

A estação foi construída em estilo eclético, tendo boa parte de seus materiais trazidos de países europeus, como a Inglaterra e a Alemanha. Ainda hoje o prédio possui a sua estrutura original preservada, por dentro o lugar foi completamente revitalizado pois hoje opera como um museu, porém ainda possuí boa parte de sua estrutura interna original.

O prédio já teve diversas utilidades, desde armazém da antiga estrada de ferro Sorocabana, até sede do DEOPS, de 1942 até a sua extinção em 1983.

Em 1987 a estação foi entregue a Secretaria do estado da cultura, sendo transformado em 2002 em um local onde se preserva a cultura e a memória política.

No andar térreo da Pinacoteca temos o memorial da resistência, a antiga sede do DEOPS, que é um dos maiores tesouros sobre a história da ditadura militar no Brasil. O lugar guarda as mais diversas informações sobre tudo que aconteceu durante o regime militar, não somente no Brasil, mas também em toda a América Latina.

Além das milhares de informações e curiosidades que o memorial apresenta, este também conta com algumas exposições artísticas.

O que mais chama a atenção no memorial, é a preservação do ambiente carcerário do antigo DEOPS, ao qual muitos intelectuais, artistas e políticos foram submetidos e torturados, tendo seus direitos violados. É possível ver através das marcas nas paredes a grande quantidade de pessoas que foram encarceradas durante o regime militar, e as pequenas marcas de protestos que essas deixaram para trás.

Nos andares à cima encontram-se diversas exposições artísticas temporárias, cada uma delas com seus diferentes significados e estilos. Tais como, quadros, paredes pintadas, fotografia artística, coleções, artes abstratas, ilusões visuais e exposições através do uso de lâmpadas e outros diferentes tipos de luz.

Além das exposições, o lugar também oferece estéticas de tirarem o fôlego, como pilares ao estilo greco-romano, e pisos de madeira feitos no começo do século passado. Em algumas áreas o chão e as paredes são condecorados de forma abstrata, criando um ambiente artístico muito interessante e pouco comum.

Todo esse rico patrimônio localiza-se numa região que apesar de histórica, importante e bela, encontra-se num estado lastimável.  O entorno da estação pinacoteca com o tempo se tornou um lugar extremamente degradado, que continua pedindo socorro ao seu governo e a sua população.