Fotografia russa do século XX como inspiração para estudantes de jornalismo

Fotografia baseada no olhar de Alexander Rodchenko. Trabalho acadêmico do curso de Jornalismo, ESPM-SP. - Foto: Giulia Vanni

Texto: Victoria Cansian (1º semestre)

Fotografias: Estudantes do 1º semestre

Curso de Jornalismo da ESPM-SP

As diferentes formas de olhar é um trabalho avaliativo realizado pelos alunos do primeiro semestre do curso de jornalismo da ESPM-SP, na disciplina de fotografia. O desafio proposto pelo professor Erivam de Oliveira é o primeiro prático da turma e consiste na produção de no mínimo dez fotografias baseadas no estilo de Alexander Rudckenko. O fotógrafo, que foi um dos maiores expoentes da fotografia russa do século XX, explorou o cotidiano a partir de uma estética minimalista e psicologista. Como ressaltado durante as aulas teóricas, a principal característica do artista é uso de ângulos incomuns, levando uma perspectiva única à foto.