Pelo Mundo ESPM – Restaurante Capim Santo e Museu da Casa Brasileira

Share

Julia Farias – (2º semestre)

No ano de 2020, o restaurante Capim Santo (anteriormente conhecido como ‘Santinho’) passou a se instalar dentro do Museu da Casa Brasileira (MCB), com receitas clássicas de comfort foods realizadas sob direção da chef baiana Morena Leite.

Nesse ano de 2022 – ano do bicentenário da Independência do Brasil, o Museu da Casa Brasileira (local administrado pela Fundação Padre Anchieta) abriu para o público no dia 23 de setembro, a exposição ‘Independências: Casas e Costumes no Brasil.

Essa nova mostra diz respeito a um retrato da cultura material brasileira junto a registros das diferentes arquiteturas ligadas às três matrizes culturais que constituem a base de nossa formação sociocultural: a do colonizador português, a dos africanos e a dos indígenas.

A exposição foi organizada com base no contexto de lançamento da série IndependênciaS da TV Cultura, com o conteúdo criado e supervisionado por Giancarlo Latorraca, diretor técnico do museu. Sendo assim, a mostra propõe uma relação entre móveis, objetos e artefatos, com roupas e indumentárias selecionadas a partir dos figurinos produzidos para as gravações dos episódios.

Dessa maneira, um recorte que inclui desde as roupas características da corte, àquelas das distintas etnias chegadas pelo tráfico de africanos escravizados, elaboradas pela pesquisadora e figurinista Jennifer Ramos dos Santos, passando pelo conjunto de peças e indumentárias dos povos originários.

O serviço de exposição teve início no dia 23 de setembro e será encerrado dia 27 de novembro. O Museu da Casa Brasileira funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, com exceção da sexta-feira, que tem horário estendido até às 22h da noite. Os ingressos custam 20 reais, no entanto às sextas eles são gratuitos.

Já com relação ao Restaurante Capim Santo, o estabelecimento surgiu com uma proposta de acolhimento, sustentabilidade, gastronomia tipicamente brasileira e alimentação saudável.

O funcionamento do restaurante é de terça a domingo, das 10h às 18h, no entanto às sextas, ele funciona das 10h às 22h.