Marina Melo – 2º semestre
O Museu do Ipiranga, localizado no Parque da Independência, em São Paulo, foi idealizado pelo arquiteto italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi e foi inaugurado em setembro de 1895. Devido a problemas de segurança e conservação, como o perigo iminente de desabamento, o edifício foi fechado em 2013. Após nove anos em restauração, abriu novamente em setembro de 2022, no Bicentenário da Independência.
A entrada do museu fica abaixo da estrutura principal, em um jardim desenvolvido pelo Arsenius Puttemans, paisagista belga. A inspiração principal foram os jardins do Palácio de Versalhes, na França. O acervo tem atualmente mais de 50 mil itens, entre eles pinturas célebres, fotografias e objetos históricos, como espelhos, armários e sofás. Há também exposições de vídeos explicativos e memoriais.
Antes da reforma, carruagens e camas do período imperial eram expostas no museu. Hoje em dia, há exposições de eletrodomésticos e de ferramentas de trabalho, que trazem objetos antigos e alguns que são usados ainda hoje. Além de tudo isso, o museu conta com um mirante que proporciona uma visão ampla do parque e do bairro.
O museu funciona de terça a domingo, das 10h às 17h. Os ingressos podem ser adquiridos on-line ou presencialmente na bilheteria, a partir das 9h. O valor da inteira é R$30, mas há exceções: o ingresso é gratuito toda quarta-feira, todo primeiro domingo do mês, no aniversário de São Paulo e no dia da Independência.