Pelo Mundo ESPM – Via Elevado Presidente João Goulart (Minhocão)

Anderson Marzinhowsky Benaglia – 2º Semestre

A via Elevado Presidente João Goulart, na cidade de São Paulo, conhecida popularmente por minhocão, é uma laje suspensa de concreto e asfalto, cuja extensão é de 3 mil e 400 metros, que liga a zona leste à oeste da Capital paulista, passando pelo centro da cidade.

Seu polêmico projeto e construção, remontam às décadas de 1960 e 1970, quando começou a ser percebido o crescente aumento no tráfego de veículos na capital, sendo que esta foi a solução encontrada para reduzir os congestionamentos nas ruas centrais do município.

O viaduto que fica a aproximadamente 6 metros e meio de altura do chão, tirou o brilho do sol de um dos mais belos boulevards que a capital possuía na Rua Amaral Gurgel. A construção durou apenas 11 meses e foi inaugurada em 25 de janeiro de 1971, no aniversário da cidade, pelo então prefeito Paulo Maluf.

Pela falta de estudos sobre o impacto urbano que a obra causaria, não demorou para que seus efeitos fossem percebidos: poluição sonora, degradação de áreas próximas e desvalorização imobiliária são questões ainda não resolvidas em pleno ano de 2023, quando o minhocão completa 52 anos de existência. Assim, são frequentes as discussões sobre os destinos da via.

Embora já exista um projeto para que o minhocão se torne permanentemente um parque linear, hoje ele tem dupla função: continua sendo uma via para dar vazão ao trânsito, mas é aberto exclusivamente aos pedestres de segunda a sexta-feira no período noturno, após às 8 da noite, e aos sábados, domingos e feriados, das 7 da manhã às 9 e 45 da noite.

Durante o uso dos pedestres, é possível desfrutar de uma infraestrutura administrada pela prefeitura que contempla bancos e espreguiçadeiras, tabuleiros de xadrez, tapetes de ioga, banheiros químicos e barras para prática de esportes como patinação e skate. Além disso, é um espaço convidativo ao ciclismo, caminhada, corrida, e até mesmo à observação da diversa arquitetura e da arte urbana.

O polêmico elevado, pelo menos enquanto aberto para o uso das pessoas, faz uma costura dos prédios que o circundam com a arte, história, cultura e o lazer: são mais de 40 prédios que funcionam como gigantes telas grafitadas, jardins suspensos, além de ser possível ver prédios históricos, como o Edifício Altino Arantes, hoje conhecido como “farol Santander”, o Edifício Copan, Edifício Itália, dentre outros.

Entre retas e curvas, o monocromático e o colorido, a via possui uma diversidade de estilos arquitetônicos e de artes no geral que se misturam com a paisagem urbana, sendo que o percurso do minhocão se transforma em uma boa curadoria daquilo que está espalhado por outros pontos da capital do Estado de São Paulo.

Os pedestres podem facilmente acessar o elevado por estações do metrô: em uma extremidade, na linha vermelha, pela estação Marechal Deodoro, já no outro lado, pela linha amarela do metrô, a estação mais próxima é a Higienópolis Mackenzie.

Mas essas não são as únicas entradas. Também é possível o acesso via Avenida Francisco Matarazzo, Rua Helvétia, Rua Sebastião Pereira, Rua Ana Cintra e Rua da Consolação.

Enfim, se você é um apreciador de arte urbana, arquitetura, gosta de praticar esportes ou jogar uma partida de xadrez, seja bem-vindo ao Elevado Presidente João Goulart.