Parque Centenário: conheça a cultura do outro lado do mundo

O Parque Centenário da Imigração está localizado na cidade de Mogi das Cruzes - SP. Foi inaugurado em 2008 como resultado da parceria entre a Câmara e Prefeitura mogiana. Além de homenagear os cem anos da vinda de japoneses ao Brasil, demonstra respeito e a amizade entre os dois países. No centro do parque há a residencia preservada da familia Takizawa, com aruitetura rural tradicional.

Share

Ana Arakaki – 2º semestre

Inaugurado em 2008, o parque foi construído pela Prefeitura e Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, não apenas em homenagem aos cem anos da vinda de japoneses para o Brasil, mas também à relação de amizade e respeito entre os dois países. Com 215 mil metros de área, o ponto turístico conta com um ambiente e arquitetura pensados na cultura oriental.

Assim, logo na entrada há um torii – portão característico de templos xintoístas – quatro lagos, pontes, um museu com peças usadas e doadas pelos próprios imigrantes, com peças como: máquinas de moer chá, bonecas e instrumentos de agricultura e decoração e uma réplica residencial preservada. A Casa é uma cópia da moradia existente no bairro da Porteira Preta pertencente à Família Takizawa, em 1926, e representa uma residência rural tradicional.

Além das atrações mais voltadas para a herança niponica, há também áreas de lazer. Um grande circuito para corredores, ciclistas e bichos de estimação, múltiplos playground, quadras esportivas e quiosques com comidas variadas. Por ser uma área preservada, hospeda diversas espécies de animais, desde patos e pavões, até jararacas e caxinguelês.

O vasto espaço é subdividido e sinalizado por placas nominadas referente à nomes de capitais japonesas – Yokahama, Tóquio, Toyama – para facilitar a localização dos visitantes dentro da área. O parque fica localizado na Avenida Francisco Rodrigues Filho – Cezar de Souza, Mogi das Cruzes/SP. Seu horário de funcionamento é de segunda a domingo das 7h às 18h e possui entrada gratuita e livre para todas as faixas etárias.