Exposição promove imersão na vida de Frida Kahlo

Share

Evento no Shopping Eldorado oferece um passeio interativo por sete ambientes que narram a trajetória da pintora mexicana – Fotos: Laura Margutti

Laura Margutti (1º semestre)

A vida de Frida em uma exposição imersiva. Isso é o que propõe a mostra “Frida Kahlo, a Vida de um Ícone”, em cartaz em São Paulo até o fim de abril. A cidade é a segunda do Brasil a receber a exposição, que esteve em Salvador, entre outubro e dezembro do ano passado, depois de ter percorrido vários países. A história da pintora mexicana é contada por meio de projeções e objetos, além de uma trilha sonora original, produzida exclusivamente para o evento.

São tratados os âmbitos profissional e pessoal de sua biografia, em nove atos – como “A infância”, “A maternidade” e “As viagens” –, e mais três seções imersivas: “O acidente”, “A Convalescença” e “Simbologia sem fim”.


Em sua obra, Frida enalteceu a cultura mexicana

O acidente – Após apresentar as informações biográficas, a exposição se aprofunda em um momento que mudou a vida da homenageada: um acidente, ocorrido no dia 17 de setembro de 1925, quando um ônibus no qual estava foi atingido por um bonde.

“A coluna vertebral quebrada em três pontos da região lombar, a clavícula fraturada, as costelas quebradas, as onze fraturas na perna direita, o pé direito esmagado, o ombro direito deslocado, a pelve esmagada, o corrimão que perfurou pelo lado esquerdo e saiu por sua vagina”, diz a descrição que orienta os visitantes.

Depois do acidente, Frida passou a expressar sua dor na arte que produzia.

“Fiquei chocada com o texto, precisei ler três vezes para absorver; impressionante ela ter se mantido viva”, expressa Gabriela de Moura, estudante de Engenharia Civil.


Ilustrações com base em radiografias fazem referência às fraturas sofridas por Frida

A convalescença – A exposição também dá destaque ao processo de recuperação do acidente, que poderia ter anulado a carreira da pintora.

“A história da Frida é bem marcante. O que mais me representou foi a força que ela teve, mesmo com o acidente. A garra de continuar fazendo o que ama me representa”, diz Amanda França, uma das colaboradoras do evento.


“Vida e morte se unem nesta instalação que ilustra a imaginação de Frida a partir do lugar onde ela criou grande parte de seu trabalho: sua cama”, indica uma das descrições

A maior parte da visitação está concentrada no salão de quase mil metros quadrados que projeta, em 360 graus, fotografias, recortes de jornais, símbolos ideológicos, entre outros elementos que permitem compreender quem foi Frida Kahlo.


Fotos da intimidade de Frida revelam traços de sua personalidade

A exposição pode ser visitada até o dia 30 de abril, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 21h. Os ingressos custam a partir de R$ 45,00 e podem ser adquiridos pelo site ou na própria bilheteria do local.

#ParaTodosVerem: Na primeira foto, pessoas em pé e sentadas observam projeção de Frida no telão, em tons de preto em branco com detalhes verdes. Na segunda foto, há um altar com o rosto de Frida e objetos representativos da cultura mexicana a rodeando. Na terceira foto, ilustrações alusivas às fraturas de Frida são exibidas rodeadas por flores. Na quarta foto, há uma cama amarrada na parede, coberta de luzes vermelhas e projeções de flores. Na quinta foto, pessoas observam projeções de fotografias do acervo pessoal de Frida, em preto e branco, com luzes em tons de vermelho, laranja e roxo.